quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Coimbra á a cidade com mais camas hospitalares do mundo?


Luís Moreira

A Coimbra há quem chame a cidade com mais camas hospitalares por m2 do mundo. Coimbra não tem culpa, claro, mas é só para assinalar mais uma originalidade portuguesa,a juntar a sermos o país com mais autoestradas por m2,com o maior lago artificial da Europa, as pontes mais extensas, ou com o arco de betão mais largo...enfim, os excessos que têm arruinado o país ao longo dos séculos.


A saber temos: Os HUC - Hospital Universitário de Coimbra; Instituto Português de Oncologia ; Hospital Pediátrico de Coimbra; Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra; Maternidade Bissaya Barreto e Hospital dos Covões. Diga-se, em abono da verdade, que em Lisboa também é assim, hospitais a mais, camas a mais, hospitais velhos que custam milhões em reabilitação permanente.


Depois, na zona centro, temos com hospitais novos: Santa Maria da Feira, Leiria, Viseu, Tomar, Torres Novas, Abrantes que enviam para os HUC tudo o que é doença grave.

Em Coimbra há médicos e especialidades médicas com renome internacional, como sejam o Serviço Cardio-toráxico do Prof Manuel Antunes e na área da oftalmologia.


A luta do prof Manuel Antunes para conseguir que lhe fosse autorgada a responsabilidade da Gestão Financeira do seu serviço foi heróica, contra a opinião da maioria dos seus colegas que tudo fizeram para não deixar que se abrisse esse precedente, de um serviço e o seu Director serem pagos pelo mérito e pelos resultados, bem como os seus colaboradores.

Num belo dia, levei uma corrida "em osso" estavamos no seu gabinete a preparar a expansão dos seus serviços e eu, a dizer ao Prof que na maioria das operações ele só faria a parte técnica mais complicada, o que eu fui dizer, " 90% das operações são feitas pessoalmente por mim" e ficamos por ali se não ainda eu podia precisar dos seus cuidados...


Para além da reputação mundial dos seus serviços o Prof Manuel Antunes, mostrou que é possível ser responsável pela sua equipa, pagar segundo o mérito, receber do Estado segundo os resultados.E, quem entra na sua equipa nunca mais de lá sai, tal é o prazer em trabalhar em ambiente tão organizado e tão meritório.


Contra a mesquinhez e o rebanho das corporações sem rosto, todos iguais,sem avaliação e sem mérito, temos gente do melhor .São estes que temos que apoiar e manter junto de nós. Porque estes têm mesmo para onde ir e podem-nos fugir!

Sem comentários:

Enviar um comentário