quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Dicionário Bibliográfico das Origens do Pensamento Social em Portugal, por José Brandão, (55)

Subsídios Para o Estudo da Educação em Portugal


(Da Reforma Pombalina à 1ª República)

Madeira Bárbara

Assírio & Alvim, 1979

O estudo que nos propomos fazer é uma curta análise do que foram as Reformas do Ensino Primário no nosso pais, desde a sua institucionalização no tempo do Marquês de Pombal até à 1.ª República.

Das escolas conventuais (Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, Mosteiro Cisterciense de Alcobaça), às escolas do Conde de Ferreira do final da Monarquia ou às escolas centenárias da República, vai um salto, não só no tempo, como nos métodos e nos objectivos a alcançar.

A escola conventual, a majestade da Universidade, o obscuro posto escolar, a Escola Primária implantada pela República, por ex.: podem associar-se a conteúdos, situações históricas e sociais, modos pedagógicos, etc... em conjunto com os quais tomam sentidos que devem ser esclarecidos e interpretados.
________________

Subsídios Para Uma Bibliografia do Memorialismo Português

João Palma-Fereira

Lisboa, 1981

Em buscas sistemáticas ou de ocasião por diversas bibliotecas e arquivos do país, reuni numerosos verbetes relacionados com o memorialismo português, sem intenção de vir a utilizá-los em mais que não fosse a satisfação. da curiosidade e da leitura. Horas de ócio preenchi-as a anotar memórias, revelações, evocações. e diários, engrossando um ficheiro sem preconceitos, profundamente heterogéneo quanto à qualidade e interesse do material referenciado. E nisso deliberara ficar-me. A leitura, porém, de artigos em dicionários bibliográficos e de literatura sobre «memorialismo» e «autobiografia» decidiram-me, para desfazer equívocos e para revelar o que pelo menos me parece uma rica tendência da cultura nacional, a publicar uns «subsídios bibliográficos» que manifestamente justificarão renovado interesse por uma produção literária e documental até agora muito injustificadamente desprezada.

Sem comentários:

Enviar um comentário