domingo, 12 de dezembro de 2010

Direcção de João Machado







Os gatos que nos aceitam - III

Clara Castilho


a) Literatura

O sorriso mais célebre da história literária felina: suspenso entre o céu e a terra, sobre o ramo de uma árvore, o gato de Chesshire que aparece e desaparece à sua vontade – uma invenção de Lewis Carrol em “Alice no País das Maravilhas!.

Foi inventado a partir de um bibelot vendido na região de Chesire, com a forma e um cão muito triste. : Lewis Carrooll constrói um gato que tem um sorriso de orelha a orelha. Carrol irá tratá-lo com um banho de nitratos que o fará aparecer e desaparecer diante de Alice como a imagem fotográfica da chapa para o papel - começa a desaparecer pela ponta do rabo até ao momento em que ficará na imagem só o sorriso do gato.

Não esqueçamos que Carrol foi um fotógrafo que captou em celulóide as Alices amadas.

- “Gatinho de Cheshire, podes dizer-me, se fazes favor, por que caminho devo andar para sair daqui?”
- “Isso tem muito a ver com o sítio aonde quiseres chegar” – disse o Gato.
- “Qualquer lado” – disse Alice.
- “Nesse caso não o importa o caminho que andares”- retorquiu o Gato.
- Desde que me leve a qualquer parte” – juntou Alice explicando.
- “Oh! Podes ter a certeza disse” – respondeu o Gato – “se andares o suficiente”.
----
-“E como é que tu sabes que és maluco?”….
- “Pois bem” – continuou o Gato – “Sabes que um cão rosna quando está zangado e dá ao rabo quando está contente. Ora, eu rosno quando estou contente e dou ao rabo quando me zango. Logo, sou maluco!”.
- “Mas, isso chamo eu ronronar e não rosnar” – disse Alice.
- “Chama-lhe o que tu quiseres”- respondeu o Gato – “Vais jogar hoje croquet com a Rainha?”



- “Gostava muito” – disse Alice – “mas ainda não fui convidada”.
- “Lá nos havemos de ver!” – disse o Gato, e desapareceu.


b) Informações

O gato é uma das 40 espécies de felinos que actualmente existem em todo o mundo
Ocupa várias horas por dia lambendo-se protegendo-se assim da sujidade e das doenças. Com a pata humedecida em saliva limpa lugares onde não chega directamente com a língua.
Quando o gato se estende ao sol produz vitamina D através da acção solar sobre a sua pele. Ao lamber-se depois de ter estado ao sol ingere uma boa parte da vitamina produzida.


Picasso


c) Provérbios

Todos os pardais morreriam, se o gato tivesse asas - Provérbio dinamarquês
Os sonhos dos gatos são povoados de sorrisos - Provérbio árabe
O gato mordido por uma serpente de uma corda tem medo - Provérbio árabe







1 comentário:

  1. É mesmo bonito. Não me importava nada de ser ouvinte destas histórias de gatos.Vou preparar-me para contar à minha neta Beatriz.

    ResponderEliminar