sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Estimular a economia, 50 medidas.


Carlos Mesquita


1 - Melhorar a competitividade da economia e apoiar as exportações:
- Criar, reforçar, criar, acelerar, lançar, apoiar, reforço, rever, aumentar, assegurar, majorar, eliminar, eliminar, incentivar, reforçar.


2 - Simplificação administrativa e redução dos custos de contexto para as empresas:
- Apresentar, aprovar, instalar, lançar, reduzir, reduzir, entrada, disponibilizar.


3 - Aumentar a competitividade do mercado de trabalho:
- Dinamizar, alargar, promover/estimular, promover, estabelecer/tornar, agilizar, promover/implementar, lançar, reforçar, aprovar, alterar, adoptar, permitir, promover, apoiar, aumentar.

4 - Aposta na reabilitação urbana e na dinamização do mercado de arrendamento:
- Dinamizar, articular, apresentar, apresentar, criar.


5 - Combate à informalidade, à fraude e à evasão fiscal:
- Adoptar, valorizar, reorientar, reforçar, reforçar, reforçar.


São estas as medidas do governo, aprovadas na 4º feira em Conselho de Ministros. O documento tem o nome de Iniciativa para a Competitividade e o Emprego. Cinco áreas cinco objectivos, cinquenta medidas que começam pelas palavras acima escritas, quase tudo verbos, no principio – o verbo.

Quem tiver coragem e interesse deve ler os desenvolvimentos das medidas propostas, estão publicadas. Mas os verbos dizem muito das intenções e das preocupações do governo, assim; no ponto 1; é evidente que existem propostas novas, fortalecimento de anteriores, urgência de actuação e simplificação da vida das empresas exportadoras. No ponto 2; é a simplexização, uma redundância com o título. No ponto 3; a leitura é complexa, prolixa e pouco clara, como convirá em matéria que é polémica internamente e exigência política externa. Merece uma leitura integral, em particular quanto ao “mecanismo de financiamento, de base empresarial, destinado a garantir o pagamento parcial das compensações ao trabalhador por cessação do contrato de trabalho”. E o resto. No ponto 4; pelos verbos vê-se que está tudo por fazer. E no ponto 5; que o que foi feito não teve resultados satisfatórios.


Com este método Simplex de análise fica-se com umas luzes; para ver o que se propõe é preciso ler o conteúdo. Para o reforço exportador e a facilitação da vida das empresas exportadoras há propostas importantes e necessárias, no mercado de trabalho adivinham-se medidas perigosas, e na reabilitação urbana espera-se que ajude a reverter o desemprego de 110.000 profissionais da construção, para além da dinamização do mercado de arrendamento. Quanto ao combate à economia paralela, duvido muito da eficácia das medidas.


Quem leu este post pode afirmar que leu qualquer coisa de todas as 50 medidas, escusa de dizer que foi só uma palavra de cada uma delas.

2 comentários:

  1. Espero muito sinceramente que isto seja bem mais que as contínuas medidas que o governo toma e de que nunca mais se ouve falar.

    ResponderEliminar
  2. O que interessa é que quem gosta de falar nas medidas dos governos, e das oposições, pelo menos as leia.
    Já leste?

    ResponderEliminar