sábado, 18 de dezembro de 2010

Música romântica do Século XX - 31

Com a Alemanha nazi quase derrotada. a UFA (Universum Film Aktien Gesellschaft),  a rede de estúdios cinematográficos mais importante da Alemanha durante o III Reich, continuava ainda produzir filmes que procuravam competir com Hollywood.  O filme de que vamos retirar a canção romântica de hoje -Frau meiner Träume  ("A Mulher dos Meus Sonhos") foi realizado em 1944.

A pricipal estrela da UFA era Marika Rökk, cantora, bailarina e actriz (1913 - 2004), era, com Zarah Leander, uma das estrelas da Universum Film AG e do Ministério da Propaganda. Com estes filmes românticos, realizados enquanto em Auschwitz e noutros campos de concentração milhões de seres humanos eram exterminados, Goebbels mostrava ao mundo uma Alemanha que fazia filmes como este.

Em Lisboa, os filmes da UFA eram exibidos no Teatro do Ginásio, na rua da Misericórdia, "A Mulher dos Meus Sonhos" esteve muito tempo em cartaz. Não sabemos se esta é a canção mais romântica do filme, apenas queremos introduzir a nota que já ontem sugeriramos com No me quieras tanto - coisas tão inocentes como uma canção ou um filme românticos, podem estar ao serviço de ideologias criminosas. Mário Castrim, nos anos 60/70, designou esse tipo de música "inofensiva" como «nacional-cançonetismo» - aludia a Madalena Iglésias, António Calvário, Artur Garcia, Simone de Oliveira.

Como Marika Rökk, eles davam uma face risonha a um regime sinistro e odioso. Pedimos desculpa pela interrupção - o romantismo volta já a seguir.
 




Sem comentários:

Enviar um comentário