sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Música romântica do Século XX - 43

Carmen la de Triana, é um filme de Florián Rey rodado em1938 nos estúdios da UFA, em Berlim. Estava-se em plena Guerra Civil. Imperio Argentina (1910-2003) foi a estrela principal desta versão cinematográfica da Carmen,  de Prosper Mérimée. O filme, de índole costumista e tradicionalista, veicula os valores da espanholidade defendidos por Franco e pela Falange. Uma canção, tornou-se famosa - Los piconeros (os carvoeiros), com letra de Ramón Perelló e música de Juan Mostazo. Existem múltiplas versões - Rocío Jurado, Sara Montiel, Amália Rodrigues, Concha Piquer... Apresentamos a original, a de Imperio Argentina.





Uma curiosidade. No filme de Fernando Trueba La niña de tus ojos (1998), onde, de maneira pícara, se conta a odisseia dos actores espanhóis que foram a Berlim rodar Carmen la de Triana, Penélope Cruz interpreta em alemão Los piconeros. Assim:


2 comentários:

  1. Não conhecia e foi um prazer ouvir.
    Como já (me) revelara em "Volver" (limito-me à "minha" descoberta, porque não sei muito sobre a actriz e a revelação pode ter sido, para outros, anterior), Penélope Cruz confirma que, além de extraordinária actriz é também uma cantora de grande nível - quer vocal quer interpretativo: cantar em alemão sem desbaratar um grama de "salero" espanhol (apesar do sotaque, que ajuda) é obra!
    Paulo Rato

    ResponderEliminar