domingo, 2 de janeiro de 2011

Os hoteis estiveram cheios para o réveillon...

Luis Moreira


Os mesmos que no anos anteriores enchiam os hoteis, lá estiveram nos lugares do costume, cheios de alegria, dinheiro no bolso e champagne a correr...


Não são tontos nem sequer pouco previdentes, não precisam, fazem parte daquela metade da população que vive bem, agora ainda melhor que antes, com vencimentos fixos, carreiras asseguradas, "boys e "girls" a ganharem muito acima do razoável.


A outra metade afadiga-se a encolher a barriga de fome, a pagar a renda da casa, a arranjar um emprego, a pagar os livros dos filhos. Isto tudo pela mão de dois partidos, um socialista e outro social-democrata. A caminho de um país socialista como reza a constituição...


Entretanto e como de costume, o governo tira com uma mão aos mesmos de sempre, aos que mais precisam e dá às chefias dos funcionários públicos, percebe-se bem porque César lá de entre as ilhas fez o que fez. Foi o ensaio, para ver como reagiam os cordeiros, abrir um precedente, "o César já fez o mesmo...", mas quem é que acredita ainda na boa fé desta gente?


No mesmo dia que nos anuncia que o transporte em ambulâncias passa a ser pago, aumenta os directores e sub-directores e, no rasto destes todos os outros, num "forrobodó" miserável, com a desculpa esfarrapada que não há aumento da despesa, há mesmo menos despesa segundo essa ex-sindicalista convertida em ministra.


Antes que o OE/2011 entre em execução fazem-se as últimas tropelias , ainda antes da meia noite foi anunciado um aumento de capital na Caixa Geral de Depósitos, prenúncio que mais 500 milhões vão entrar no sorvedouro do BPN, para evitar agora a falência pois ,a concretizar-se, o prejuízo a registar na Conta do Estado, equivaleria ao montante da poupança conseguida com todas as medidas de contenção da despesa anunciadas e que iriam salvar o país.


Os próximos 3 meses vão ser lindos, a violência já anda aí à solta e ainda não se fizeram sentir em pleno as medidas de contenção. Tal como diz o texto, O que se vai passar na Economia Americana, também em Portugal e na Europa há um fosso cada vez maior entre os ricos e os pobres, o que vai levar à criação de movimentos na sociedade civil que podem corresponder a uma espiral de violência.

3 comentários:

  1. depois há os outros movimentos da sociedade civil que vão distribuindo migalhas... eu percebo porquê: é que é preciso manter esta onda de solidariedade do jetsete, do jetoito e... do raio que os ..... que vem do céu em dias de tempestade. Pensam eles que de barrigas alimentadas não nasce a revolução

    ResponderEliminar
  2. Os 500 milhões da CGD vão para o BPN. É preciso dizer isto bem alto para ver se o pessoal acorda.

    ResponderEliminar
  3. E, ao fim de 2 anos a excelentíssima administração não tem explicação nenhuma, para além dos crimes que estão a ser investigados pela polícia? O sr, Ministro das finanças sempre que dá ordens à CGD para queimar mais dinheiro, não tem a obrigação de nos dizer qual é a situação e qual é a solução?

    ResponderEliminar