quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Para fugir à pobreza - idosa assassina duas meninas

Luís Moreira


Uma idosa no Japão assassinou duas meninas no espaço de uma semana. Razão? Segundo a própria passava a ter um tecto, roupa lavada e almoço e jantar. Isto é, ía para a prisão!

O Japão tem a população mais envelhecida das sociedades desenvolvidas, há dez anos que luta com uma recessão económica que fez perder milhões de postos de trabalho a gente de meia idade que nunca mais conseguiu um emprego. Esses homens e essas mulheres perderam o emprego, a família e não encontram na sociedade liberal actual, apoios.O resultado são os milhares de sem abrigo que vivem nas ruas, a violência praticada por idosos não cessa de crescer.

Estes fenómenos resultam de uma sociedade neo-liberal que cavou um fosso entre os que têm tudo e os que não têm nada.Os ricos vão passar a gastar muito dinheiro na sua segurança, a fome é má conselheira e quem não tem mais nada a perder não perdoa.

O que se passa no Rio de Janeiro é filha da mesma razão, a violência desceu dos morros e dos guetos, cada casa no Rio tem um gradeamento para proteger a porta da rua.E as pessoas andam na rua de alpergatas, é a melhor maneira de não serem roubadas. Como nos anos 20 a miséria está a atingir cada vez mais gente, mesmo gente que trabalha, a ganância de uns é a miséria de muitos.

Para fugirem à rua há cada vez mais idosos a praticarem crimes, "crime grisalho" como é conhecido, triplicou nos últimos dez anos, assim arranjam um tecto.O individualismo e a solidão afectam tanto idosos como jovens, numa sociedade que não quer saber deles.

Esta sociedade em que alguns têm um emprego para toda a vida à custa de outros que não têm emprego nenhum, caminha para o fim, os jovens não têm emprego e os idosos não têm família nem pensões que lhes garantam um nível de vida razoável.

Apesar de terem trabalhado toda uma vida descobrem no final que as empresas não descontaram o devido e agora estão confrontados com pensões de miséria.Outros há que não só recebem duas e três pensões como ainda têm trabalho, tirando emprego a outros que não têm nem uma coisa nem outra.

Basta olhar para o que está a acontecer no Japão para sabermos ser razoáveis e sensatos!

Sem comentários:

Enviar um comentário