sábado, 4 de dezembro de 2010

Sobre as Causas do Atraso Nacional

Luís Moreira



Um companheiro do Estrolabio, o Professor Fernando Pereira Marques, lançou ontem, dia 3, um livro com este título. Como viemos durante os últimos dias a anunciar, o lançamento realizou-se na Fundação Mário Soares, com intervenções dos Professores Eduardo Lourenço e Paulo Ferreira da Cunha e sob a presidência da mesa do Dr. Mário Soares, que abriu a sessão.

Foi um bonito lançamento,  com uma sala ampla cheia de gente conhecida, ligada à cultura e à política. Os apresentadores da obra discorreram sobre o tema central da obra - as razões que explicam o atraso português, com grande sabedoria, recuando vários séculos para mostrar que as gentes que descobriram novos mundos pagaram " a colonização de outros povos" e continuam a pagar.

Habituados à escravidão e serventia de outros, desde muito cedo o português se habituou a não trabalhar, sempre importou quase tudo do que come. Não é de hoje nem de ontem,o trabalho braçal é visto como indigno, falhou a constituição de uma "burguesia" industrial, que resultou das artes e ofícios que, por sua vez, tinham sido trocadas pela navegação e pela colonização de outros povos.

Grandes figuras da cultura portuguesa (como Antero nas célebres «Conferências do Casino»), se debruçaram sobre este problema e detectaram os mesmos índicios que ainda hoje persistem. A procura de um emprego no Estado, a aversão à iniciativa individual, a ideia de que se mantem o nível de vida sem resultados visíveis do trabalho...

Vamos ler o livro e escrever uns quantos textos sobre este assunto.

Sem comentários:

Enviar um comentário