sábado, 5 de junho de 2010

5 de Junho – um dia como os outros

Carlos Loures


Um dia como os outros? Sem dúvida. Como já disse aqui, todos os dias se assinalam efemérides. O dia de hoje não escapa à regra. Houve nascimentos de pessoas famosas - Adam Smith em 1723, por exemplo, o falecimento de outras, como em 1443 , o irmão de D.Duarte, D. Fernando de Portugal, o Infante Santo, no cativeiro em Fez. Houve acontecimentos relevantes como, faz hoje quatro anos, o Parlamento da Sérvia ter proclamado a independência, dissolvendo a federação que mantinha com o Montenegro. Mas resolvi fixar-me em dois acontecimentos e de os vir lembrar aqui. dois entre muitos possíveis. Como todos os dias acontece.

No dia 5 de Junho de 1967, teve início a Guerra dos Seis Dias entre Israel e os estados árabes do Egipto, Síria e Jordânia. Vejamos algumas imagens.



Em 1989, Na China, um jovem desarmado, armado com a sua enorme coragem, desafiou o poderio chinês barrando a passagem de vários tanques de guerra durante os protesto na Praça da Paz Celestial ou de Tiananmen.



Dois acontecimentos significativos e com ressonâncias no futuro. Na Palestina a paz continua ausente. A prepotência israelita continua a causar vítimas, 43 anos depois. Os palestinianos continuam a pagar a dívida que os israelitas entendem que a Humanidade contraiu para com eles. O Holocausto, a Shoah, de que foram vítimas, justifica aos olhos da mioria dos hebraicos o cometimento de todas as ignomínias. E os senhores do mundo apoiam-nos (sem o que a cobrança desta «dívida», pelos vistos eterna, não seria possível).

Na China, uma violência política e social, um regime brutal, que em todos os seus contornos se aproxima mais do totalitarismo fascista do que do centralismo leninista, um regime que é a antítese de tudo aquilo em que o socialismo nos fez sonhar (uma terra sem amos), continua o seu tortuoso, mas célere, caminho para um capitalismo selvagem, agitando bandeiras vermelhas.  Um homem, um jovem, meteu-se à frente de uma coluna blindada e fê-la, por momentos, parar. Não se sabe o que lhe aconteceu, que preço pagou pela ousadia de enfrentar o exército da China Popular.

Dia 5 de Junho, um dia como todos os outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário