sábado, 26 de junho de 2010

90% de chumbos na Ordem dos Advogados!



Luís Moreira

Para além do curso e do estágio, o licenciado em Direito, para ter acesso à profissão, tem que passar num exame promovido pela Ordem. Chumbaram 90% dos inscritos no acesso ao estágio!

A Ordem diz que este resultado não é mais que a falta de nível dos cursos administrados que lança no mercado de trabalho gente mal preparada. Os alunos dizem que isto é só uma forma de a Ordem filtrar e controlar o excesso de advogados a exercerem a profissão.

O que parece, é que o problema deve ser atacado ao nível das Universidades que facultam estes cursos, pois o que há a verificar é se quem lecciona e o que se lecciona é ou não credenciado. Cursos que são reconhecidos pela Ministério da Educação não são suficientemente credenciados para a Ordem?

Se o problema é o excesso de profissionais, aí temos um problema de mercado a que há que dar resposta, ou avisando os alunos para não procurarem aqueles cursos, ou alargando as profissões que exijam a licenciatura dando assim, maior saída aos jovens.

Se há cursos a mais ou vagas a mais então o Ministério da Educação tem que adequar a oferta com a procura e não deixar que milhares de jovens andem no engano a tirar um curso sem saídas profissionais.

90% de chumbos? Senhor Bastonário Marinho  Pinto eu não sou advogado, já perdi uma accção em tribunal por não ter dinheiro suficiente para contratar advogados capazes, por isso compreendo muito bem a sua preocupação, mas algo está errado nisto tudo! E não vá pelo caminho mais fácil, é por isso, por escolhermos o "facilitismo" que chegamos a este ponto tão baixo!

Sem comentários:

Enviar um comentário