quarta-feira, 16 de junho de 2010
A China e a India exportam para onde?
Luís Moreira
A China e a India têm aumentos do PIB a roçar os 10%, porque as suas economias assentam no lado da oferta, baixos salários, nenhuns ou baixíssimos apoios sociais, não têm consumo interno.Estão virados para a exportação para a rica Europa e Estados Unidos.Acontece que estes dois deixaram de ser ricos, não compram, a China, A India e outros países com a taxa do PIB a crescer a dois dígitos vão ter que desenvolver o mercado interno.O Brasil está no rol, nos últimos dez anos tirou 40 milhões de pessoas da pobreza.
Só os mercados internos da China e da India, se e com capacidade de compra eram suficientes para dar um piparote na crise mundial, e arrastar as economias não só dos países desenvolvidos mas tambem de muitos países em desenvolvimento.Acontece que isso tambem levanta problemas. Desde logo uma corrida às matérias primas e consequente aumento de preço, lá se vão as jeanes a cinco euros...
Depois povos com as necessidades essenciais resolvias começam a pensar em coisas perigosas como sejam a cultura e o conhecimento e isso leva a problemas sociais e políticos...
A Europa e os Estados Unidos têm que travar de vez a "bolha financeira" que não corresponde à economia, isto é, não representa a riqueza criada e deixar de vez de acreditar piamente, naquela máxima: "dá o teu dinheiro aos bancos que eles sabem melhor do que ninguem onde aplicá-lo" porque como se vê é falso!
Podemos e devemos queixar-nos mas a verdade é que fomos nós, pessoas, que achamos possível ganhar cada vez mais, que os bancos nos davam cada vez mais dinheiro na remuneração dos nossos depósitos, que andamos a comprar sapatilhas a um euro,(assente na exploração do dumping social) como se tudo isto fosse natural e sustentável.
Não é!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Helas! Cada vez que compramos produtos fabricados nesses países, pensando na rentabilização do nosso parco ordenado, estamos de facto a contribuir... Mesmo que vá a lojas mais "chiques", acabo por notar na etiqueta "made in India". Se eu não os comprar vou ajudar nalguma coisa ? Devo só comprar produtos nacionais? Dúvidas? Nem tanto, acabamos por comprar o mais barato...À custa do futuro, eventualmente. Mas disto nada sei.
ResponderEliminarClara Castilho
Ajudamos à nova escravidão. trabalhadores sem direitos e sem apoios socias que custam dinheiro.Por isso é que os jeanes são a 5 euros.É a maravilha da globalização e dos mercados sem regulação e sem ética.
ResponderEliminarO anónimo sou eu, o Luis Moreira
ResponderEliminarBoa, Luís! Com essa técnica, não ias longe na clandestinidade.
ResponderEliminarPor uma questão de princípio, não compro nas lojas chinesas. Mas não ganho nada com isso - continuam a abrir e a expandir os negócios. Produtos indianos, idem - no meu boicote e na sua inutilidade.