A Regra do Jogo, 1980
Decadência e Queda da I República Portuguesa
1º Vol.
António José Telo
Regra do Jogo, 1980
Este livro começou por ser um estudo sobre o 28 de Maio, seu carácter e causas. Simplesmente, ao fim de pouco tempo tornou-se claro que as verdadeiras causas do 28 de Maio e do fim da República se tinham de ir buscar ao pós-guerra, ao modelo então ensaiado e às contradições geradas. Aquilo que era para ser um pequeno estudo, foi-se alargando e prolongando ao longo de meses e anos, interrompido algumas vezes por força das circunstâncias. De uma maneira quase imperceptível para o próprio autor, foi abrangendo sectores inicialmente desprezados e transformou-se num grosso maço de centenas de folhas.
Finalmente tornou-se necessário dividir o conjunto em dois livros, para não se ser obrigado a publicar uma obra demasiado volumosa e cara.
O primeiro período abrange os anos 1919-1922, aquilo a que se pode chamar o pós-guerra.
___________________________________________________________________
Decadência e Queda da I República Portuguesa
2º Vol.
António José Telo
A Regra do Jogo, 1980
A imprensa conservadora recebe favoravelmente a estabilização e o novo decreto sobre os bancos, mas não se mostra satisfeita, O «Jornal do Comércio e das Colónias», por exemplo, reclama contra a continuação do «monopólio» do desconto directo da Caixa Geral dos Depósitos e contra a nomeação governamental de directores para o Banco de Portugal e o Banco Nacional Ultramarino.
Mas também neste campo o gabinete revela a sua mudança de atitude ao nomear para o Banco Nacional Ultramarino Cunha Leal, um dos principais dirigentes conservadores. Assiste-se assim ao paradoxo de Cunha Leal, um dos maiores opositores do decreto de José Domingues dos Santos, entrar para a direcção do BNU pela mão do Governo que atacava e por obra e graça do decreto que esconjurara violentamente.
________________________________________________________________
sexta-feira, 18 de junho de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário