quinta-feira, 24 de junho de 2010

República nos livros de ontem nos livros de hoje - 35 e 36 (José Brandão)



Do Desafio à Debandada - I

(O Pesadelo)

Carlos Malheiro Dias

Clássica Editora, 1912

Constituem este livro as correspondências que entre os meses de Abril e Outubro deste mesmo ano escrevemos para o grande jornal brasileiro «Correio Paulistano», Abrangem elas o período emocionante inaugurado pela conspiração monárquica da Galiza com o repto de Paiva Couceiro e epilogado pelo seu malogro na debandada do Gerez.

O critério de imparcialidade que fizemos presidir a estes vastos relatórios semanais imprimem-lhes – e outro qualquer merecimento lhes falta –, uma originalidade que por vezes há-de parecer imprudência a quantos se habituaram a olhar para os acontecimentos sob a influência do sectarismo.
_________________________________

Do Desafio à Debandada - II

(Cheque ao Rei)

Carlos Malheiro Dias

Clássica Editora, 1912

… no momento actual, ao conhecimento do público, estas páginas de serena e destemerosa analise, em que se julga e muitas vezes se deplora e condena a obra dos homens. Estas páginas domina-as, porém, um grande anseio de paz. Não as conturba o menor desvairamento de polémica. Pretendemos, no meio da obsessão quase geral de fetichismo em conflito, delinear com a possível exactidão e imperturbável calma as perspectivas históricas da crise política determinada pela colisão de interesses e de convicções antagónicas, que inevitavelmente haveria de produzir-se, em obediência a inflexíveis leis…
_____________________________________________________

1 comentário: