A. H. de Oliveira Marques
Iniciativas Editoriais/Figueirinhas, 1978
A presente História da 1.ª República Portuguesa conheceu muitas vicissitudes que explicam a demora na sua conclusão. Concebida como um trabalho de equipa, veio a ressentir-se da destruição dessa mesma equipa sem possibilidade de reconstituição. De facto, só os primeiros três capítulos resultaram do esforço conjunto do autor-coordenador e dos quatro colaboradores do grupo inicial (Irene Serpa, Arlindo Manuel Caldeira, José Mariz e Manuel Roque Azevedo), Os acasos da vida fizeram sair de Lisboa, e de Portugal mesmo, os três primeiros destes colaboradores, ficando apenas o último a investigar até ao fim.
Por volta de 1974 achava-se a investigação concluída, pelo menos nas suas linhas gerais. Mas logo veio o 25 de Abril, com suas consequências nas editoras e nas tipografias, atrasar a publicação normal dos fascículos.
__________________________
História da 1ª República
Carlos Ferrão
A vigência da primeira República Portuguesa correspondeu ao período compreendido entre 5 de Outubro de 1910 e 28 de Maio de 1926, portanto quinze anos, sete meses e alguns dias. Este espaço de tempo foi perturbado por acontecimentos internos e externos de grande relevância, entre os quais avultou a intervenção de Portugal na primeira guerra mundial em que o País se envolveu para acautelar os seus interesses nas colónias e a sua própria sobrevivência. Os governos republicanos, que assumiram a responsabilidade da intervenção armada no conflito travado na Europa e em África, exigiram do povo português grandes sacrifícios feitos pela maioria da população e contestados por uma minoria que procurou explorar, em proveito das suas paixões e preferências partidárias, a crise que, sob diversas formas afectou a Nação.
___________________________
Sem comentários:
Enviar um comentário