segunda-feira, 26 de julho de 2010

República nos livros de ontem nos livros de hoje - 83 e 84 (José Brandão)


istória Política de Portugal 1910-1926

Douglas L. Wheeler

Publicações Europa-América, s. d.

No breve espaço de tempo entre a monarquia constitucional (1834-1910) e o regime emergente da Revolução Nacional, em 1926, Portugal teve quarenta e cinco governos sucessivos. A Primeira República foi o regime parlamentar mais instável da Europa ocidental.

As hipóteses da sua sobrevivência eram poucas. O País sofreu com a desorganização económica e social sem precedentes, com a violência pública e com os constantes pronunciamentos militares-revolucionários. A desvalorização da moeda e a inflação foram de longe as piores dos tempos modernos. Por volta de 1926, restavam à República muito poucos apoiantes.

É sobre este período turbulento que o Prof. Douglas L. Wheeler se debruça.

___________________


O Homem Que Matou Sidónio Paes

Alberto Franco


Paulo Barriga

Guerra & Paz, 2008

Lisboa, 14 de Dezembro de 1918: pela primeira vez, o leitor pode viajar no tempo e seguir os últimos passos do Presidente-Rei através do homem que mudou, para sempre, o rumo da história do século XX português: José Júlio da Costa, o homem que matou Sidónio Pais.

Escrito numa linguagem simples e acessível, apoiado numa investigação de fundo de Alberto Franco e Paulo Barriga, este é um relato único e inédito, que o fará reviver a empolgante história do assassino do Presidente-Rei.

No momento em que se assinalam 90 anos sobre a morte de Sidónio Pais, aceite o nosso convite e embarque nesta viagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário