sexta-feira, 27 de agosto de 2010

As citações de Saramago - 4


Luis Moreira


Depois dos livros as citações para melhor compreensão do homem e do escritor.

Abandono de Portugal

Pago todos os impostos em Portugal e é lá que voto.Se não vivo em Portugal é porque fui maltratado, publicamente ofendido pelo governo de Cavaco Silva, de que era secretário de Estado Santana Lopes e subsecretário Sousa Lara. E no governo, a que pertencia Durão Barroso não se levantou uma única voz dizento "isto é um disparate, isto não se faz"

Balanço

A única coisa que ainda quero ter é vida.Vida para viver, vida para viver com quem vivo, se possível trabalhando. Se eu faço um balanço, operação bastante inútil, enfim, pois balanço feito pelo próprio é sempre suspeito...Se eu olhar para trás, independentemente dos triunfos, das glórias, aquilo de que eu gosto mais é de encontrar um sujeito consciente, coerente. Coerente. Nunca cedi às tentações do poder, nunca me pus à venda.

Espanha

Viajar por Espanha é surpreendente porque se está, permanentemente, a passar de um mundo a outro e isso, sim, é fascinante. Estão hoje, em virtude dessa diversidade, perfeitamente justificadas as autonomias, com aquela enorme diferença de caracteres. E isto não é um lugar comum: as pessoas são realmente diferentes, um andaluz é completamente diferente de um galego, um galego de um catalão, um castelhano de outro qualquer.

Ibéria

Em primeiro lugar sou português.depois sou ibérico.Eu digo isso há muitos anos.Não é por estar casado com uma espanhola que estou a dizer isso. E, depois, se me apetecer, serei europeu.Portanto acontece que eu continuo a ser português. Não posso ser outra coisa senão português. Não posso escrever em outra língua senão portuguesa. Mas digamos que o meu sentido de pertencer a algo se ampliou.Passou a ser a Península ibérica. Eu sou tão estimado em Espanha como sou estimado em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário