sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Autores fundadores da Antropologia, de Raúl Iturra

Edmund Leach (1910-1989), foi um Antropólogo Britânico que influenciou notavelmente à teoria da ciência da social anthropology. Foi um dos líderes na via de propagar o método neo-structuralism dentro da academia britânica, em conjunto com Mary Douglas, Rodney Needham, e Victor Turner.


Leach nasceu em Sidmouth, Devon, foi educado no colégio privado em Marlborough School e na Faculadade Clare College, da Universidade de Cambridge. Fez os seus estudos de pós graduação na London School of Economics (LSE), orientado por Bronislaw Malinowski, e quando este se transferira para as Universidades de Cornell, Harvard e Yale University dos EUA, essa orientação passou para Raymond Firth. Continuou a sua carreira académica ensinando na London School Economics na da Cambridge. Continuou a sua carreira de docente universitário como Provost ou Reitor da Faculdade do Rei o King’s College, entre (1966-1979), presidente do Royal Anthropological Institute (1971-1975), membro académico da British Academy desde 1972, e foi armado Cavalheiro da Monarquia em 1975. Fonte: a minha memória e privacidade com ele, especialmente na sua casa.

O seu trabalho de campo começou com uma viagem a Tobago em 1936, como médico de uma expedição antropológica. A seguir fez a sua própria expedição entre os Kachin, hoje em dia Myanamar, interrompido por causa da Guerra. Mais tarde fez trabalho de campo Bornéu, entre os habitantes da região cultural Curda, Kurdish cultural region, hoje em dia a moderna Myanmar de Sri Lanka. A sua análise é um repto: o seu modelo de uma sociedade fluida e instável que possui comportamentos conflituosos, desafiou a ideia tradicional britânica de ser os grupos estudados modelos de estruturas estáveis e funcionais, enraizada na mente antropológica britânica. O seu trabalho influiu profundamente no desenvolvimento da antropologia política. Leach também interpretou e introduziu na Grã-Bretanha os textos de Claude Lévi-Strauss. Os vários trabalhos de Sir Edmund Ronald Leach, incluem livros afamados pelo seu posicionamento estruturalista semiótico, como: Political Systems of Highland Burma (1954); Rethinking Anthropology (1961); In Pul Eliya: A Village in Ceylon (1961); e Social Anthropology (1982). Em 1967 as suas Lições Reith, abalizando problemáticas sociais na Grã-Bretanha, foram transmitidas pela BBC. Era denominado o Lévi-Strauss Britânico. Dele aprendi como trabalhar com grupos sociais que não realizam funções específicas, mas são um tecido de interacção recíproca e solidária, em donde as palavras ditas tinham um objectivo: aprendi com ele que as palavras falam pelo que estudar parentesco e propriedade, era definir os lugares sociais que as pessoas representam. Esta aproximação estruturalista, é a sua análise da conjuntura da reprodução social dos grupos domésticos. Para ele o que existia não era moléculas de uma grande e larga sociedade: eram seres humanos hierarquicamente classificados pela sua interacção e pelas suas posses de terra e o saber trabalhar o que deles era.

1 comentário:

  1. belos textos prof. Lidos, mas a maioria não tem conhecimentos na matéria para fazer comentários...

    ResponderEliminar