quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Autores fundadores da Antropologia

Albert Galloway Keller foi o professor que o encorajou para traduzir criticamente o livro do alemão ao inglês. Keller (1874-1956) foi sociologist, author, e estudante e colega de William Graham Sumner.


Keller era de Springfield, Ohio. Graduou-se no Yale College em 1896 e recebeu seu doutoramento de Yale em 1899. Agregou-se a Faculdade de Ciências Sociais em Yale e foi nomeado professor em 1907, sucedendo assim, ao seu mentor Graham Summer, ensinando em Yale até 1942.

A aproximação de Yale as Ciências Socias era ecléctica no tempo de Keller, o que fica provado pela publicação Festschrift for Keller, edited by George Peter Murdock, apresentada a Keller para comemorar seus 30 anos como Catedrático de Ciências Sociais na Universidade de Yale (New Haven: Yale University Press, 1937) livro que continha 26 ensaios de académicos que estudaram com ele em Yale.

Keller é mais conhecido como editor dos ensaios denominados William Graham Sumner, editados em vários volumes e publicado em vários volumes ao começo do Século 20 pela Yale University Press. Foi um excelente académico e escreveu sobre a política colonial da Alemanha, a sua geografia económica e sociologia alemã.

Edward Alexander Westermarck Sociólogo Finlandês, nasceu a 20 de Novembro de 1862 em Helsínquia, falecera a 3 de Setembro de 1939, em Lapinlathi, distrito de Helsínquia. Foi sociólogo finlandês, filósofo e de essa espécie de antropólogo que contradizia a vasta visão teórica sustentada em esses tempos, que defendia a ideia de que os seres humanos tinam vivido em estado de promiscuidade ou mistura confusa e desordenada de interacção social, teorizando, de forma contrária, de que os primeiros serem humanos tiveram uma relação sexual monogâmica. Afirmava que o matrimónio marriage, bem como a sua associação familiar estavam enraizados nas formas e necessidades da família nuclear family, considerada por ele como a base fundamental e universal da união da vida em sociedade.

Reitero que Westermarck foi um sociólogo finlandês. As formas tradicionais do ensino na Finlândia, permitiam desde muito cedo aos estudantes, a aprender esse a saber ler comparativamente sobre a sua sociedade, a sua cultura e a de outros sítios do mundo. Não apenas esses costumes, bem como comparar línguas e maneiras. Pedagogia que ajudava a pensar de forma comparativa e sem escândalo por haver maneiras diferentes de ser em todos os sítios do mundo. Organização do processo educativo que tenho denominado na nossa Revista Educação, Sociedade e Culturas, o processo educativo: ensino ou aprendizagem? Conceito elaborado por mim, sobre o qual tenho direito de autoria, publicado pela primeira vez na primera edição da Revista, em 1994, pp. 7-28, Afrontamento, Porto. Para um Westermarck, ainda criança, o estudo da pedagogia, foi uma excelente preparação para ser, mais tarde, um antropólogo etnógrafo, comparativo, um não aderente a universal ideia unívoca, nunca provada, de se pensar em formas promíscuas de união reprodutiva entre os primeiros seres humanos: sabia que o saber evoluía. A Revista de Educación de Barcelona, no seu número extraordinário sobre Educação Comparada, 2006, páginas 237-262, publica um artigo do Director do Colégio Claret da mesma cidade, o Licenciado em Psicologia e Doutor em Pedagogia, Javier Melgarejo Draper, intitulado: La formación y selección del professorado: clave para comprender el excelente nível de la competencia lectora del alumno finlandés. Comenta no texto que os docentes são treinados para ensinar ao estudante não apenas a ler, bem como a fazer leituras comparativas, especialmente de comparação de diversos países e culturas do mundo. É pena não poder transferir uma cópia do texto para este livro Com tudo, o texto pode ser lido em

 http://www.scribd.com/doc/2909065/analisis-del-sistema-finlandes.

Esta forma de aprendizagem, existente ao longo de muitos anos, é o que permite a um antigo estudante, hoje investigador – esse hoje refere ao Século XIX para XX – saber que há formas de organização social distantes de universalmente pensadas como promíscuas e não evolutivas. Westermasrck foi um teórico evolucionista de formas sociais e dos costumes e das mudanças culturais. Ideias que transferiu ao seu melhor discípulo, Bronislaw Malinowski – os seus escritos desenvolveram em mim a ideia do processo educativo. Nos tempos em que o evolucionismo como teoria e método ainda não estava bem estabelecido, a autoridade do autor em análise começou a fraquejar. Edward Alexander Westermarck, foi primeiro leitor de sociologia na Universidade de Londres, passa depois a Catedrático, entre os anos de1907 a 30. Ao mesmo tempo era Catedrático de Filosofia na Academia Sueca na Finlândia, ou Åbo Akademi em Turku, nome sueco para Abo, onde ensinara até 1935. Westermarck tem sido uma autoridade na história sobre hábitos morais e costumes matrimoniais. A sua melhor obra foi, é e será, o texto em três volumes: The History of Human Marriage, escrito em Inglês, publicado em1891; a quinta edição, revista por ele, eram já esses três volumes publicados em 1921.

Sem comentários:

Enviar um comentário