quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A Catalunha quer ser independente?

Continuando a abordar a questão de uma eventual independência da Catalunha e preferindo, a cogitações exteriores, conhecer o que pensam os catalães sobre um tema tão importante para eles, utilizamos hoje a gravação da primeira parte de um debate transmitido em directo pela 8 TV, em Outubro de 2007. Esse debate debruçava-se precisamente sobre  a temática "Catalunya vol ser independent?", havendo entre o público elementos ligados ao Estado Catalão. Pelo tom apaixonado em que o debate decorre,  e pela grande diversidade de opiniões (frequentemente opostas) vê-se que a questão divide a sociedade catalã. Esgrimem-se argumentos de todas as naturezas - da cultura à economia.

Porém, de 2007 até hoje, nestes três anos, a situação modificou-se. Em Outubro daquele ano, uma sondagem veio dizer-nos que apenas 30% dos catalães desejavam a independência. Ainda em Maio deste ano, 37% pronunciaram-se pela independẽncia, enquanto 41% a rejeitavam liminarmente. A decisão do Tribunal Constitucional, no seu acórdão de 28 de Junho, de considerar inconstitucionais alguns artigos do Estatuto da Catalunha, nomeadamente os que concediam ao idioma catalão pimazia sobre o castelhano, provocando grandes manifestações populares, trazendo às ruas de Barcelona mais de um milhão de manifestantes, essa decisão parece ter alterado as coisas, pois de acordo com uma sondagem recente cerca de metade dos habitantes da Catalunha defende a independência.


Pela primeira vez, o número dos adeptos da independência ultrapassa o dos que defendem que a Catalunha deve continuar politicamente ligada ao Estado espanhol, de acordo com uma sondagem levada a cabo o mês passado pelo diário barcelonês La Vanguardia.De acordo com essa sondagem, 47% das pessoas interrogadas afirmam que optariam pela independência caso este tema fosse submetido a referendo. Apenas 36% diriam que não, o que é a mais baixa percentagem de sempre neste tipo de inquéritos.Um tema apaixonante e não só para os catalães.

E vejam como é fácil compreender o catalão, tão diferente do castelhano e, por vezes, com sonoridades tão semelhantes à do português.













Sem comentários:

Enviar um comentário