segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Esta nossa encantadora Natureza (1) - por Andreia Dias

(Colocado por Adão Cruz)

Uma paciente minha, Andreia Dias, distinta bióloga, que eu vi no consultório no passado mês de Julho, enviou-me dois mails, com promessa de mais, relacionados com a sua apixonante profissão. Como eu os achasse muito interessantes, resolvi transformá-los em post, ao que ela não se opôs. Aqui vai o primeiro.


Dr. Adão:

Sou a Andreia, de Arouca, sou bióloga e trabalho com águias de Bonelli. Estive no seu consultório em Julho passado e fiquei de lhe enviar fotografias das belezas que vou vendo nesta nossa encantadora Natureza. Peço imensa desculpa por só agora o fazer, mas como ando sempre a saltar de terra em terra, tinha deixado o seu contacto em Arouca. (...) e já me sinto muito melhor. Estou cheia de energia para lutar e rapidamente voltar a estar apta a subir montanhas e fazer a minha vida normal.

Em anexo envio uma foto de uma águia-de-Bonelli que capturámos em Maio para colocação de um emissor/GPS. Pode ver o site do projecto em  http://www.ceai.pt/

Um milhafre-real que fotografei nos Pirenéus no ano passado, mas que existem também em Portugal. Eu estava num abrigo de um alimentador artificial de abutres e o milhafre apareceu para se alimentar também.


Por último, uma borboleta que fotografei em Fornos de Algodres. Foi a 2ª que vi, tendo sido a primeira observação no Gerês, onde trabalhei alguns anos. É uma "pavão-diurno" que põe os ovos nas urtigas.





Espero que aprecie.

Um abraço e até breve,

Andreia

P.S. Comprei e já estou a ler o livro " O espectáculo da vida " de Richard Dawkins e é realmente fascinante. Obrigada!

2 comentários: