segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Josep-Lluís Carod-Rovira

Josep-Lluís Carod-Rovira (1952) é um político catalão, líder do partido ERC (Esquerra Republicana de Catalunya), filho de um aragonês e de uma catalã.
Licenciou-se em Filologia Catalã na Universidade de Barcelona. Ainda estudante, iniciou aa sua actividade política e, por consequência, foi preso pela polícia política em 1973. A prisão acentuou a sua decisão de enveredar pela luta política  no estilo «catalão», baseada no diálogo, no respeito pela diferença, no civismo.Em 1978, foi um dos signatários de um manifesto contra a Constituição espanhola, alegando que «os catalães não são espanhóis». A  par da luta política, foi professor e técnico de planificação linguística da Generalitat de Catalunya. Foi também docente universitário.

Em 1987 aderiu à ERC, sendo no ano seguinte eleito deputado ao Parlamento catalão. Em 1996, Carod foi eleito secretário-geral do partido. A sua direcção tem colhido numerosos êxitos, deixando a ERC de ser uma pequena organização para se transformar num partido de referência da esquerda independentista da Catalunha.



Este vídeo gravado em Outubro de 2007 num programa da TVE -'Tengo una pregunta para usted' - põe Josep-Lluís Carod-Rovira perante 15 cidadãos que o questionam sobre os mais diverso e candentes temas relacionados com a eventual independẽncia da Catalunha. Não sendo uma novidade, elucida-nos sobre diversos aspectos. Antes de mais, a boa preparação política de Carod que, sem hesitações, responde com elegância e firmeza à perguntas. Porém, o que mais surpreende é a falta de esclarecimento dos cidadãos espanhóis em geral sobre o problema das nacionalidades de que o seu estado é continente. Diríamos mesmo que, em 2007, os espanhóis não estavam mais elucidados do que os portugueses sobre o magno problema dos eventuais separatismos. Transparece igualmente a atávica arrogãncia cídeo astelhana, visível na expressão usada pela senhora que diz «não saber, nem querer aprender catalão».

Vamos ver o vídeo e comentá-lo, depois.




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