sábado, 7 de agosto de 2010

Morreu Dias Lourenço


António Dias Lourenço, destacado militante do Partido Comunista Português, membro do seu Comité Central entre 1943 e 1996, morreu hoje com 95 anos de idade. Viveu quase duas décadas na clandestinidade, foi preso, torturado, evadiu-se do presídio de Peniche. O realizador Edgar Feldman, irmão da nossa colaboradora Ethel Feldman dirigiu o documentário "O Segredo" onde se relata aspectos da vida de Dias Lourenço, nomeadamente os que se relacionam com a suaprisão e com os interrogatórios na PIDE.
Estrolabio endereça aos amigos, companheiros e familiares de António Dias Lourenço os seus sentidos pêsames pela perda de um grande lutador contra a ditadura salazarista.


1 comentário:

  1. Todos os dias o via passar aqui da minha janela. Ainda hoje era um homem poderoso, "talhado" na pedra dura da vida.Impressonava. Falei muitas vezes com ele aqui nos bancos da minha rua, se eu não soubesse quem era, ficava-me pelo futebol. Despertava-lhe a curiosidade quando mostrava que sabia quem era, não perguntava nem respondia, ouvia...já há algum tempo que o não via e adivinhava a situação. Aqui deixo a minha singela homenagem a um lutador. A um Homem!

    ResponderEliminar