segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Os professores são joguetes nas mãos do ME e dos Sindicatos...





Luis Moreira

Maria Nazaré Oliveira, Professora do Ensino Secundário, diz algumas evidências que muitos não querem ver a par de muitas ideias feitas que afloram sempre no discurso dos professores.

"Desde a anterior Ministra da Educação, apesar de compreender algumas das suas medidas, tudo acabou por ser imposto!Sem diálogo.Quer do ME quer dos sindicatos.Falou-se do que não se sabia ou do que se sabia pouco. Legislou-se despoticamente." Os Sindicatos não são poupados, como é óbvio.

Antes disto vem o habitual, onde há muito a ideia de que os professores são as vítimas do regime, muito cansados, estoirados, asfixiados, desanimados...mais ou menos o que me diz a minha mulher a dias e todos os que têm que trabalhar todos os dias. Cheios de trabalho e de papéis, que têm que ler, regulamentos a esmo, nunca se viu tanta reunião e tanta papelada, tantas directrizes do Ministério e tantas orientações institucionais.

Há uma resposta como há muito defendo e que muitos professores defendem: a autonomia da escola! Lutem por uma escola autónoma, retirem a escola das garras dos burocratas do Ministério e dos burocratas dos Sindicatos. Quer uns quer outros precisam, uns dos outros, e da escola para terem a importância que têm.

"O Ministério e os Sindicatos foram irredutíveis nas suas posições e os professores foram uns joguetes nas suas mãos. Concordo com uma avaliação mais rigorosa e há muito que a aguardava, mas o modelo foi o melhor?"

Há muito que defendo o que aqui está escrito, parece que no país há medo de falar na escola autónoma, mas ela fará o seu caminho, apesar dos que acham que é com a carreira, as progressões automáticas e chegarem todos ao topo, que ganham à credibilidade e o respeito do país.

Cada vez mais há professores a perceberem que não passam de joguetes nas mãos de burocratas, que os afastam da população, que lhes cravam nas costas o corporativismo dos mesmos de sempre, os que querem o igualitarismo, não querem ser avaliados, não querem ser pagos segundo o mérito.

Os melhores saem prejudicados , os que ficam sentados à espera da promoção são os que fazem o barulho, e os resultados são a miséria que são.

2 comentários:

  1. Boa tarde, Luís Moreira!
    Só hoje tive o prazer de encontrar o vosso blogue.
    Muito interessante, com temáticas e opiniões diversificadas...
    Relativamente às suas palavras sobre um dos artigos que escrevi no PÚBLICO, obrigada !
    No entanto, quando refere "Antes disto vem o habitual" ou "mais ou menos o que me diz a minha mulher a dias e todos os que têm que trabalhar todos os dias", considero que a descontextualização das frases lhes retira completamente o sentido e que é completamente desajustada e inadequada a comparação que faz.
    Nazaré Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Nazaré Oliveira,
    Obrigado por nos ler. É capaz de ter razão, nos blogues a forma de escrever nem sempre é rigorosa.
    Obrigado e desculpe.

    Luis Moreira

    ResponderEliminar