quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A cobardia mata-nos várias vezes...

Luis Moreira

Era a loirinha mais linda que alguma vez vi, com os olhos mais azuis onde se espelhavam o mar e o céu, morava na alameda, ali perto de mim, vê-la sair para o liceu e ir atrás dela sem ter coragem de lhe falar era o meu desporto diário.

Um dia, alguem fez um baile lá em casa, e eu lá fui, nos meus dezasseis anos desengonçados, alto e magro, mexia-me bem, dancei com a loirinha, e logo lhe descobri um defeito, chamava-se Zelinda, passei a chamar-lhe "Linda" o que a fazia descobrir o sorriso mais lindo da terra.

A partir desse dia esperava-a à saída do bairro, íamos para o Liceu a conversar mas sempre em grupo, até ao dia que a esperei sozinho, ela quando me viu riu-se, mandou-me avançar como só as mulheres sabem fazer.Ainda não estava em mim, o matulão do bairro ía a passar viu e não gostou e disse-me do alto dos seus vinte anos "aquela é para mim" e eu devia ter-me atirado ao gajo e levado a maior tareia da minha vida, mas ficava com a loirinha e não andava, como ando, a chorar a minha cobardia, e a morrer vezes sem conta.
No outro dia encontrei o matulão, feito velho, a tremer de fumo e alcool, um gajo sem nada que o distinga, profissionalmente um burocrata medíocre e azedo, cheio de mesuras e fome de agradar, e eu morri novamente, foi aquilo que me afastou da "loirinha"...

8 comentários:

  1. Adão, se tem os olhos mais lindos, é ela.

    ResponderEliminar
  2. Então, mas agora não era a Dulce Pontes? Ai,ai.ai, Luís, parece-me bem que não és de fiar!
    Já agora, explica-me lá o que é isso da "ordem de avançar" que as mulheres dão. Estás muito enganado! Isso é mais terminologia militar do que amorosa. Mas, também, não te vou revelar os segredos das nossas tácticas. Não querias mais nada?!

    ResponderEliminar
  3. Isso de "mandar avançar" é genético, nas mulheres e nos homens. Alguns não avançam, há cada vez mais, o que obriga as mulheres a "mandar avançar cada vez mais" o que leva os homens a avançar cada vez menos...isto está cada vez mais complicado!

    ResponderEliminar
  4. Quanto à Dulce o "homem do gira discos" é o Carlos!

    ResponderEliminar
  5. Para um bailarino como tu, é de estranhar a loirinha fugir com o matulão...

    ResponderEliminar
  6. Luís, tu que és da administração diz-me lá onde é que está o Livro Amarelo dos Últimos Comentários. É que, se não me engano, comeram-me as respostas ao Paulo Rato.

    ResponderEliminar
  7. Passou por aqui a santa inquisação. levou-nos tudo o que era para o Paulo...
    Quanto ao matulão o gajo não pôs lá as patas, era feio como os trovões.Ela depois saiu de Castelo Branco e eu perdi-lhe o rasto .Ando agora a ver se a encontro mas o mulherio albicastrense não me dá pistas .

    ResponderEliminar