sábado, 11 de setembro de 2010

Cuba: a vida nunca deixa de nos surpreender.

Carlos Antunes

Nos últimos dias os jornais e toda a Comunicação Social deram um grande relevo às declarações de Fidel Castro, Secretário-Geral do Partido Comunista Cubano, sobre vários assuntos internacionais, mas sobretudo sobre o falhanço do modelo económico cubano. Estas declarações vêm no seguimento da autocrítica de Fidel Castro sobre o seu comportamento homofóbico e repressivo dos homossexuais cubanos. Devem também ser enquadradas na libertação dumas dezenas de presos políticos pelo governo cubano. Tudo parece levar a crer que Fidel inicia um processo de autocrítica que abre a possibilidade ao irmão de fazer reformas profundas no sistema cubano. Se este inicio de reformas se confirmar, nada nos garante que chegará a bom porto, mas todos os democratas e revolucionários só têm neste momento uma opção, que é encorajar este caminho e libertar o povo cubano dum regime que o condenou à miséria e à opressão.

Eis que os mesmos que condenavam o regime cubano vêm agora dizer que Fidel ou está senil ou louco. Claro que a todos os contra-revolucionários não convém este caminho. Fidel ao assumir a responsabilidade por estes erros, liberta o povo cubano para outras opções, desresponsabilizando o próprio povo dessas das passadas escolhas.

Isto é o contrario daquilo que aconteceu com Álvaro Cunhal, naquilo que é considerado o seu “último combate”. Não assumiu a responsabilidade pelas monstruosas escolhas estalinistas do Partido Comunista Português, fazendo-as assumir pelos militantes, o que necessariamente tem conseqüências trágicas para o futuro. Curiosamente a Comunicação Social sempre o tratou bem e nunca insinuou que o seu comportamento fosse dum velho senil ou louco.

Post Scriptum 1 – Ao que supomos, o Miguel Urbano Rodrigues vivia em Cuba como uma espécie de embaixador ideológico do Partido Comunista Português. Depois disto, é caso para lhe desejar um bom regresso... C.A.

Post Scriptum 2 – O Partido Comunista Português alimentava o sonho de fazer uma federação mundial sindical com os sindicatos da Coreia do Norte, China, Venezuela, Cuba e Intersindical Portuguesa. Ainda aceitarão a entrada dos revisionistas cubanos? C.A.



Lisboa, 10 de Setembro de 2010.

4 comentários:

  1. A iniciativa dos cidadãos não pode ser esmagada sob pena de o transformar num ser imperfeito e insatisfeito, mas deve ser contida pelo estado, não deixando essa iniciativa transformar-se num poder dentro de outro poder e, quiçá maior.Há actividades económicas e culturais que nunca poderão ser executadas por funcionários, que entram às 9 e saem às 18 h, têm que ser executadas por empresários e trabalhadores que têm objectivos a cumprir.

    ResponderEliminar
  2. ...é o erro maior das experiências conhecidas. Creio que o estado deve reservar para si o que é verdadeiramente importante( como sabemos agora, a Banca é uma delas...)e estratégico (como sejam a água, a saúde a segurança social......) e deixar aos cidadãos a livre iniciativa nas outras actividades. Não é solução nivelar por baixo, vivendo uma vida de frustações..

    ResponderEliminar
  3. As declarações de Fidel Castro, uma autocrítica, são um dado novo. Tarda uma atitude equivalente do presidente dos Estados Unidos. O bloqueio é criminoso e tem de acabar. Estive na ilha, visitei-a sem quaiquer impedimentos, falei com quem quis - há muitos opositores ao Governo. A repulsa pelos Estados Unidos é, porém, um elo de ligação entre todos os cubanos. Muito oportuno este texto de Carlos Antunes. Temos falado poco de Cuba.

    ResponderEliminar
  4. Creio que Fidel aplana o caminho para quem vem a seguir.Os US têm que levantar o embargo e vão fazê-lo.Como diz o carlos é criminoso já não há razão nenhuma, se é que alguma vez houve.

    ResponderEliminar