terça-feira, 7 de setembro de 2010

A FIFA enxovalha Portugal e Espanha!

Luís Moreira

A FIFA é uma das mais poderosas companhias internacionais do planeta, com um poder exclusivo sobre o Futebol mundial e os respectivos campeonatos do mundo. Milhoẽs, muitos milhões que escapam ao controlo das autoridades não estivesse, a boa da FIFA ,sediada muito propositadamente, na Suiça.

Poia a FIFA anda por aí atarefada a ver as condições que Portugal e Espanha reunem para se poderem candidatar ao Mundial de 2018 ou ao de 2022. Ver estádios, lotações, condições de acessibilidades ,capacidade de alojamento e tudo o mais que a poderosa FIFA vem cá ver.

O chefe da comitiva lá deu a sua comunicação pública para "basbaque" ver, como se os nossos estádios não tivessem sido construídos há 6 anos e como se a Espanha não tivesse já sido sede de um Mundial. Mas esta gentinha não dá ponto sem nó, o que o senhor queria dizer é que se a Espanha e Portugal construíssem o TGV então é que era, "trigo limpo" dificilmente nos escaparia o Mundial.

Aí está a justificação, esta sim, a mais forte de todas, depois de os espanhóis se terem negado a viajar para a Caparica para tomar banho e os estudos revelarem que Portugal não tem "massa crítica" populacional para tornar viável o TGV, então as claques das equipas, viajando à velocidade de 300 Kms/hora, para não perderem nenhum jogo ( uns jogos são em Espanha outros cá) são mais que suficientes para pagar o monstruoso investimento, para o qual não há dinheiro, mas isso não interessa nada, bem vistas as coisas, tornar Madrid o centro da Ibéria vale bem um mês de TGV (um mês é o tempo que dura o campeonato...)

Um tipo vem a Portugal e dá opinião sobre um assunto que lhe foi encomendado, assunto que nada tem a ver com a FIFA nem com o Mundial, que é um assunto interno de um país soberano, a contas com imensos problemas ...

Mas que fazemos nós, pobres Tugas, amochamos, o senhor da FIFA vem salvar "este imenso Portugal..."

1 comentário:

  1. Não descartando a hipótese de poderes ter alguma razão, parece-me que, no entanto, dramatizas algo que é corriqueiro - a FIFA sempre exigiu boas acessibilidades, bons transportes e, naturalmente, bons estádios. Tendo de optar entre diversos países, escolherá aquele que der melhores garantias de uma boa organização. E não haverá boa organização sem infraestruturas. Acredito que haja negócios fabulosos em torno dos campeonatos, mas não me parece que tenhas posto o dedo na ferida. Esta visita é de rotina, acho eu..

    ResponderEliminar