sábado, 4 de setembro de 2010

Há espaço para Deus nas teorias sobre a criação do Universo?

Através de um nosso colaborador, sócio da Associação Ateísta Portuguesa, recebemos esta carta, que transcrevemos na íntegra

Prezados consócios:

A Associação Ateísta Portuguesa não pode deixar de congratular-se com a afirmação do eminente cientista inglês, Stephen Hawking, de que não há espaço para Deus nas teorias sobre a criação do Universo.
O cientista usado pelas Igrejas para mostrar que, à falta de argumentos, as crenças têm quem as defenda, exibiam a sua enorme inteligência com a beata insinuação de que os ateus não estavam à sua altura, como se isso provasse a existência do deus criado pelos homens e à custa do qual vivem as religiões.

A afirmação de que o Big Bang foi apenas uma consequência das leis da Física sem qualquer papel de Deus, deixa os vendedores de ilusões mais sós. A teoria do professor Stephen Hawking surge no seu novo livro, intitulado The Grand Design, e contraria as posições assumidas anteriormente pelo cientista, que chegou a defender que a crença num Criador não era incompatível com a Ciência, num livro publicado em 1988.
A AAP reitera a sua satisfação pela conclusão de Stephen Hawking a respeito do Big Bang e subscreve as palavras de outro grande cientista e referência dos ateus, Richard Dawkins, a esse respeito: «Obrigado Hawking. Disseste alto e bom som o que todos nós já repetimos sem fim: deus não faz parte da explicação do mundo em que vivemos».

Saudações ateístas.

Carlos Esperança

7 comentários:

  1. Sobre a criação do Universo não me posso pronunciar porque não sou física. Mas sobre a origem da vida na Terra e a sua evolução, é impossível, por muito que os biólogos crentes o tentem fazer, conciliar a Teoria da Evolução Orgânica Por Meio da Selecção Naturaldo, de Charles Darwin - segundo a qual os seres vivos não apareceram todos ao mesmo tempo mas foram evoluindo, em termos de complexidade orgânica, uns a partir dos outros, etc.,etc.-, com o Criacionismo que sustenta que Deus terá criado todas as espécies em simultâneo. Daí a Eva ter sido criada a partir da costela do Adão (salvo seja, neste espaço!)e da Arca de Noé para salvar a bicharada toda durante o Dilúvio. Não sei se nos EUA ainda andam à procura desta Arca. No tempo do Reagan parece que andavam mas, que me conste, não a conseguiram encontrar. Muitos processos por lá têm corrido nos tribunais de vários Estados que insistem em impor o Criacionismo, como teoria científica, a par da Teoria da Evolução nas Universidades.

    ResponderEliminar
  2. Cara Augusta, não gosto de ser contundente, mas com as provas indesmentíveis da Evolução, consideradas hoje ao nivel dos mais comprovados factos científicos, o criacionismo é uma chachada.

    ResponderEliminar
  3. Evidentemente, Adão! Espero que isso tenha ficado bem claro no que eu disse. Não tem ponta por onde se lhe pegue como teoria científica, nem vai ter nunca.

    ResponderEliminar
  4. Deus é o Universo, o Cosmos,a Natureza.
    Ateístas tenham juízo.
    O criacionismo relaciona-se apenas com algumas
    hipóteses filosóficas,não sendo a verdade em todas as concepções de Deus.
    Um pouco mais de atenção, humildade e estudo.
    Atenciosamente.
    Sérgio

    ResponderEliminar
  5. Há espaço para Deus,nas teorias sobre a criação do Universo?
    Sim, porque Deus é o próprio Espaço.

    Atenciosamente
    Sérgio

    ResponderEliminar
  6. Sérgio: aqui todos podem exprimir livremente as suas ideias, desde que o façam com correcção e respeito pelas ideais alheias. A sua intervenção é educada até que recomenda "juízo aos ateístas". Eu não lhe recomendo juízo, Sérgio, recomendo-lhe que mantenha ao longo de todos os comentários a correcção que interrompeu. Mas, com esta ressalva, os seus comentários são bem-vindos.

    ResponderEliminar
  7. Há espaço para muitos saberes no estudo da criação do Universo. Se Deus o criou ou não é coisa que não me incomoda. Foi sendo criado e é uma belezura a sua existência. Uma coisa tenho a certeza: a minha fé de católica praticante leva-me a dizer que, com humildade e estudo, Deus nunca pretendeu criar um reino da riqueza de bens materiais o que me leva a dizer que... olho para o Universo e fico maravilhada mas... olho para o Vaticano e fico revoltada com tanta riqueza amontoada. Há espaço para Deus, nas teorias sobre a criação de riqueza no Vaticano? Sinceramente acredito que não.

    ResponderEliminar