terça-feira, 14 de setembro de 2010

Onde pára o dinheiro?

Luís Moreira

A economia corria as finanças estavam de vento em popa, o dinheiro era oferecido para comprar tudo e mais alguma coisa e , num momento, o dinheiro desapareceu, foi preciso os Estados darem à manivela das máquinas dos bancos centrais para aparecer dinheiro novamente.


Está aonde? Mudou de mãos? Claro! Mas continua a existir. Está nos off shores? Debaixo do colchão? Na Suiça?

Há uma equipa de financeiros, nomeada pelo governo dos US que procura o dinheiro de Madoff. Há os activos, as mansões, os iates, a familia, dois filhos e um irmão que ganharam somas astronómicas nos últimos 10 anos e que agora dizem que nada têm a ver com os negócios do pai. Nas semanas antes de tudo ruir houve clientes especiais de corrida que receberam milhões, muito mais do que tinham investido, isto depois de andarem anos a receber juros altíssimos.

Claro que todos eles sabiam da fraude, alimentavam o esquema da pirâmide com dinheiro fresco e retiraram o dinheiro logo que as coisas se tornaram feias. Os inspectores já intimaram o reembolso de de 15 mil milhões a esses clientes que eram tão desonestos como o próprio Madoff.

Uma das vítimas entregou de uma só vez 100 milhões de dólares, à espera de receber 6/7% de juros muito acima do mercado, tendo recido em troca uns papéis que nunca tinha visto nem sabia o que representavam.

A ganância e a credulidade de mão dada é a explicação para estes esquemas há tanto tempo conhecidos, movimentam-se milhões com toda a gente convencida que é possível enriquecer sem trabalhar.

Cá em Portugal os senhores continuam a viver na Quinta da Marinha e em condomínios milionários, proprietários de colecções de arte, o dinheiro que o Estado meteu nos seus banco falidos fraudulentamente, desapareceu, todos andam aí a viverem à grande a a raia miuda há muito que deixou de protestar.

Todos na paz do Senhor! E o dinheiro está aonde?

2 comentários:

  1. Nos bolsos dos espertalhões. Há uns pacóvios (entre eles eu) que achavam que isto de democracia era Liberdade, Igualdade, Fraternidade. E é para o pessoal do dinheiro e da política. Para o povinho a democracia é votar e poder dizer mal, fazer greves e manifestações. Nada mau. Para um povo que estava proibido de constituír partidos políticos? A propósito: os partidos políticos são mesmo para o bem do povo ou para o bem dos seus militantes? Porra! Tenho a impressão que vou morrer com esta dúvida.

    ResponderEliminar
  2. Zé, a democracia não tem culpa, a culpa é nossa que já os conhecemos e não emendamos a mão.

    ResponderEliminar