quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Religião e Moral

Hélder Costa

No saudoso tempo do fascismo éramos obrigados a assistir a umas aulas ministradas normalmente por um vigário com a designação “Religião e Moral”.

Bíblia, catecismo, reprimendas à indisciplina dos alunos, etc.

O civismo limitava-se a respeito à autoridade, silencio e pedir a bênção aos mais velhos.
Vieram-me estas memórias por causa de uma notícia de jornal que revela a despesa de 228 mil Euros contraída pela C. M. de Lisboa com a visita do papa Bento XVI no mês de Maio a Lisboa.

E eu que, na minha eterna ingenuidade, julgava que tinha sido um investimento pago pelo Vaticano para tentar limpar a mancha de desprestígio internacional devido às centenas de casos de pedofilia que manchavam a dita “ Religião e Moral” !

Claro quer tinha ficado triste por ter um Estado laico que se sujeitava a essa vergonha , e afinal o dislate ainda era pior.

Este retrocesso cívico é perigoso e pergunto-me como é possível essa constante impunidade perante as escandalosas notícias da imprensa internacional : há dias “El País” publicava algumasconfissões de uma antiga prostituta amante de um chefe mafioso. Falava dos anos 80, das prostitutas que levava para o arcebispo Marcinkus, o chefe do Banco do Vaticano, e dos sacos cheios de dólares que eram entregues a João Paulo II para serem entregues ao sindicato Solidariedade da Polónia para destruir o regime comunista. Marcinkus, perseguido pela policia Italiana, foi protegido por Andreotti e refugiou-se nos Estados Unidos onde morreu em paz há uns 2 anos…

Nas eleições Brasileiras vemos a interferência sistemática dos evangélicos no debate político racional ; no Médio Oriente não há dia em que não haja mortes por causas religiosas em nome de Deus, na Europa as forças reaccionárias estão sistematicamente a invocar temas religiosos para dividir e manipular os cidadãos.
E parece que há medo de criticar essa falsificação humanista porque ninguém quer passar por ateu ou anti-clerical. A questão não é essa, trata-se de razão e progresso.

Para terminar :
Uma vez alguém consegue falar com Deus e pergunta .
- Meu Deus, qual é a religião que está certa? Cristianismo, Judaísmo ou Islamismo?

- Não sei…eu não sou religioso…

_____________________________

3 comentários:

  1. Não sei porquê veio-me à memória "O Milagre Segundo Salomé" do José Rodrigues Miguéis.

    ResponderEliminar
  2. «alguém um dia perguntou a Deus
    - Meu Deus onde é que Tu moras?
    Eu moro na parte de fora da Igreja. Lá dentro moram aqueles que se julgam deus.»

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente, a mim já me cansa muito esta discussão sobre Deus. Eu já dei por adquirido que Deus não existe, ponto final. O problema são as vigarices que as religiões nos impingem e à custa de quem tanta gente sofre neste mundo. Não é por causa de deuses, é por causa de pessoas bem palpáveis.

    ResponderEliminar