sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Coisas do futebol - por Carlos Godinho


Simplesmente notável

Simplesmente notável. Como tinha dito este jogo atingiria picos de emotividade bastante altos. Sente-se dentro de uma equipa quando isso vai acontecer. E aconteceu. Todos os que estiveram presentes ficarão com uma imagem de um momento inesquecível da selecção nacional. Sinceramente não se conseguiu esquecer a África do Sul e aquela derrota de Cape Town pelo que internamente nunca ninguém encarou este jogo como um momento de confraternização, candidaturas e outras efemérides. Ganhar era o objectivo e este foi atingido. Além disso este jogo serviu para homenagear os homens do futebol que vivem do e para o futebol, os obreiros da FPF, aqueles que constroem a selecção nacional. Em primeiro lugar os jogadores, Cristiano Ronaldo, Pepe e João Moutinho que atingiram marcas de internacionalizações significativas nas suas carreiras e finalmente o técnico de equipamentos António Gonçalves que terminou a sua carreira na FPF após 33 anos na selecção. Momentos bonitos de ver e viver. E para quem quiser pensar e entender, basta que mais uma vez ninguém queira destruir o que se construiu a partir de 1996, que se mantenha o espírito de selecção reconquistado, a harmonia interna, e alguns noutros pormenores e detalhes que um dia, noutra situação, abordarei. Basta não inventar, basta unir, basta tratar todos como um e um como todos.

Imprensa internacional
A Marca
Portugal nos torea

Los goles de Martins, Sergio Ramos en propia puerta, Postiga y Hugo Almeida dieron un cómodo triunfo a Portugal ante España en el estadio da Luz. Los lusos fueron muy superiores y el público lo celebró entre oles.

El País
La selección de Del Bosque, demasiado pálida, recibe en Portugal otra zurra como en Argentina Es lo que tiene derrotar a la campeona del mundo.


as
Portugal nos da una paliza ibérica

L´Équipe
Vainqueurs de l'Espagne (4-0) mercredi en amical, les Portugais ont pris leur revanche après leur élimination en 8e de finale du Mondial.

Gazzetta dello Sport
Spagna umiliata dal Portogallo

Goal.com.brasil
Portugal massacra a Espanha em noite de "Fúria"

(transcrito de Todos Somos Portugal)

5 comentários:

  1. É uma vitória importante. Quando não inventamos e colocamos a equipa a jogar dando espaço aos melhores extremos do mundo ( temos 3 - Ronaldo,Nani e Varela)somos uma grande equipa.

    ResponderEliminar
  2. Mas, lá (neste caso Itália: "Spagna umiliata dal Portogallo") como cá ("humilhações" foi o que, a propósito, não faltou) a estupidez triunfa: também o FCPorto "humilhou" o Benfica, uns dias antes...
    Não há "humilhações" em desporto!
    O desporto não é a Pátria, não é um EGO, não é um "valor" em si (claro que, depois, vieram os negócios e passaram a ser muitos "valores").
    O desporto é, essencialmente, actividade física, fruição do corpo e das suas potencialidades. Pratiquei vários desportos, só um federado - o basquetebol: aí, o meu clube, o CDUL, cuja equipa principal, na altura, chegou a integrar a divisão principal, ganhou e perdeu (mais vezes). Não sendo especialmente dotado para a modalidade, interessando-me sobretudo pelo convívio e como complemento de outras actividades, jogava mais frequentemente na segunda equipa. Ganhei e perdi, em ambos os "escalões" e, em ambos os casos, às vezes por "muitos". Onde estava a humilhação sofrida ou infligida?
    Noutros desportos, individuais, embora não oficialmente, participei em muitas "disputas". A única coisa que perseguia era o aperfeiçoamento do gesto e a concomitante beleza do movimento. Ganhar ou perder, porque o adversário é melhor ou pior, ou por razões circunstanciais, que importância tem?
    Esta gente que bolsa estas alarvidades sabe o que é "humilhação", o que isso significa?
    Enquanto o meu pai pagou as quotas, fui sócio do Benfica (nada "doente"), na melhor altura, na dos campeonatos europeus ganhos. Vi jogos magníficos, mas o melhor que vi, presencialmente, em toda a minha vida, foi um Benfica-Santos (do Pelé), na Luz. Ganhou o Santos: 5-2, com os golos do Benfica a chegarem no final, pelo Eusébio, quando os adeptos já saíam, desiludidos mas conformados com o 5-0. Golos que podiam ter acontecido antes... Eu ia sendo linchado (não fossem outros os tempos, a minha calma a explicar a atitude e... o meu físico, então visívelmente "bem trabalhado") por aplaudir entusiaticamente um golo fabuloso (do Pelé, mas sobretudo pela beleza da jogada). À segunda já começaram a perceber, para o fim já aplaudiam comigo. Não sei se, na altura, algum jornaleiro falou em "humilhação", mas não creio. Foi, sim, um "ganda" jogo, entre uma equipa muito boa e outra... do outro mundo. Também, eram os tempos em que se podia ler português do melhor na "Bola".
    Agora, o desporto, como o resto, sofre destas ânsias de pintar tudo de cores tonitruantes, em contrastes errados. Para alimentar o(s) negócios(s).
    Enfim, só tenho pena do golo anulado ao Ronaldo, porque foi mesmo uma "obra de arte"...
    Ah! actualmente, com claques de nazis e encorajamentos de dirigentes à violência, não sou de clube nenhum, nem do Queluzense, ou lá o que é...
    Paulo Rato

    ResponderEliminar
  3. Precisam de vender jornais e revistas. Ontem, por exemplo, traziam o Ronaldo com a namorada.Isto não é desporto, meu caro, é uma actividade económica, uma indústria de lazer e de escape ao stress de vidas à deriva.É preciso dizer "humilhção" "genial", "fantástico", enfim, tudo faz parte do circo...

    ResponderEliminar
  4. Embora tenha opção clubística (com quotas em dia!), vejo muito o futebol - e o desporto de competição em geral - como o Paulo Rato o define. Também no Estádio da Luz (no antigo) num jogo contra o Sporting - que o Benfica acabou por ganhar, mas em que jogou mal - passei por uma situação semelhante. O facciosismo cego é um dos males do futebol. Mas não é o único, infelizmente.

    ResponderEliminar
  5. Eu ganhei o meu primeiro vencimento a jogar futebol, fiquei vacinado, nunca chamei nomes ao árbitro(bem uma vez ou outra)sou sócio do Sporting com quotas em dia e vou ver os jogos do benfica.Querem melhor? adoro ver o Porto a jogar e a ganhar aos lá de fora...

    ResponderEliminar