quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Dicionário Bibliográfico das Origens do Pensamento Social em Portugal (35)

Portugal na Alvorada do Século XX

Manuel Villaverde Cabral

A Regra do Jogo, 1979

Como qualquer trabalho de investigação histórica, também este livro tem uma história, que convém, segundo as recomendações de Pierre Vilar na Introdução da sua Catalunha na Espanha moderna, lembrar muito rapidamente, tanto mais que, sem ser única no seu género, tal história difere um pouco da da maioria dos trabalhos puramente universitários. Com efeito, tanto o ponto de partida como a motivação deste estudo residem numa experiência de ordem antes da mais política. Depois de vários anos de oposição activa ao regime autoritário que se abatera sobre Portugal desde 1926, numerosos foram, entre os exilados políticos portugueses, aqueles que sentiram necessidade de saber algo mais sobre a natureza e os mecanismos de funcionamento desse inimigo que sobrevivia com tanto êxito, há tanto tempo, à resistência anti-fascista.

_____________________

Portugal na Europa de Oitocentos

Albert Silbert

Edições Salamandra, 1998

Portugal na Europa Oitocentista vem suprir uma importante lacuna da nona historiografia. Reúne doze estudos do historiador francês Albert Silbert publicados em revistas francesas e portuguesas cuja dispersão tornava quase impossível a sua consulta.
Albert Silbert nasceu em Paris, em 1915. licenciou-se na Sorbonne, em História e Geografia, em 1936. Aprisionado em 1940, esteve internado até 1945 num campo na Alemanha onde aprendeu português com outro companheiro de cativeiro filho de imigrantes portugueses cm França.
Após a Libertação, consagrou-se ao estudo da história de Portugal nos séculos XVIII e XIX. Publicou três dezenas de estudos sobre o regime liberal, os quais contribuíram decisivamente para a actual renovação da historiografia portuguesa.

____________________

Portugal uma Perspectiva da sua História

Flausino Torres

Afrontamento, 1970


O volume que agora se publica carece de algumas palavras, introdutórias não tanto para referenciar ou apresentar o seu autor, mas sobretudo para lhe traçar os limites e explicar as razões da sua publicação.
Flausino Torres leccionou a cadeira de Cultura Portuguesa durante alguns anos, na Universidade Karlova em Praga, Checoslováquia. A necessidade de dotar o curso que regia com um instrumento de trabalho levaram-no a elaborar uma síntese da história da cultura e da civilização portuguesa; essa síntese acabou por transformar-se num pequeno manual ciclostilado que constituiu um primeiro ponto de partida para a reflexão e discussão sobre a evolução global da sociedade portuguesa.
Este volume é, assim e fielmente o pequeno manual de que, em 1970, se serviram os estudantes de cultura portuguesa daquela Universidade.

_______________________

Sem comentários:

Enviar um comentário