terça-feira, 30 de novembro de 2010

Dicionário Bibliográfico das Origens do Pensamento Social em Portugal (46)

O Século XIX em Portugal


Vários


Editorial Presença, 1979


Reeditam-se no presente volume – depois de haverem sido publicados no n.º 61/62 da revista Análise Social do GIS, que rapidamente, em duas semanas, se esgotou – os textos das comunicações enviadas ao colóquio, com uma única excepção, a da importante comunicação da Prof. Miriam Halpern Pereira, a quem não foi possível aprontar para publicação o respectivo texto, nem naquele número de Análise Social, nem neste volume.
De certo modo, os trabalhos aqui reunidos definem o ponto da situação em que presentemente se encontra a generalidade da investigação histórica em Portugal nos vários domínios da pesquisa sobre o século XIX português. Simultaneamente, porém, abrem-se neste volume perspectivas e linhas de investigação inovadoras, que desde já definem muito do sentido em que o trabalho histórico sobre o período em causa se irá desenvolver.

___________________

O Século XIX em Portugal – Cronologia e Quadro de Gerações


António Machado Pires

Livraria Bertrand, 1975

Um confronto com os acontecimentos internacionais e, ao nível de geração, com individualidades não nacionais, procura ampliar este auxiliar de estudo, que, no entanto, ainda está longe de satisfazer o seu autor. Uma sugestão ao leitor – e parece-nos que uma sugestão praticável – seria a de fazer um mapa, com os autores por ordem de nascimento, fazendo-lhe corresponder numa coluna vertical paralela, os autores ou individualidades estrangeiras. Tal «cartografia» das gerações elucidaria muitos problemas de interinfluências, desajustamentos culturais e atrasos de entrada de ideologias. É a certeza das datas que confere realidade aos factos, não os deixando desprendidos e flutuantes no nosso espírito, obrigando-os a criar um espaço mental com localizações históricas seguras.
Julho de 1973
António M. Bettencourt Machado Pires

Sem comentários:

Enviar um comentário