terça-feira, 16 de novembro de 2010

Estrolabio vai apresentar a autobiografia do Professor Raúl Iturra

A partir da próxima quarta-feira, dia 17 de Novembro, começamos a publicar a autobiografia do Professor Raúl Iturra - Para Sempre Tricinco - Allende e eu


Catedrático de Antropologia, especializado em Etnopiscologia e em Antropologia Económica, Raúl Iturra Redondo, nasceu em 1942, em Valparaíso, no Chile. Iturra, pela ascendência basca dos seus ancestrais conquistadores, teve a contrapartida Redondo de sua mãe, oriunda de Alicante. Foi criado na Grã-Bretanha, país onde realizou os seus estudos - em Edimburgo e em Cambridge.

Na primeira, fazendo o Mestrado em Antropologia e Ciências da Educação e na segunda o Mestrado em Antropologia Social e o Doutoramento na mesma ciência, na especialidade de Etnopsicologia da Infância. Ensinou em Cambridge, foi enviado ao Chile por Sir Jack Goody, figura proeminente Catedrático daquela Universidade, para estudar o socialismo democrata materialista em sufrágio livre.


Após o golpe militar de Augusto Pinochet, em Setembro de 1973, foi preso, sendo resgatado de um campo de concentração, pelo seu Catedrático e por Billy Callaghan. Viveu em Inglaterra com a esposa e duas filhas (cidadãs britânicas). Trabalhou com Claude Lévi-Strauss, Pierre Bourdieu e com o seu grande amigo, Maurice Godelier. Em Dezembro de 1980, a convite da Fundação Calouste Gulbenkian e do ISCTE, veio a Portugal dar conferências. Considerando que em Cambridge estava tudo feito e que em Portugal estava tudo por fazer, pensou que o que fora impossível no Chile, a social-democracia, podia ser realizado em Portugal, E ficou, para desgosto de Sir Jack Goody. «Foi e é o meu maior engano: não me digam que Portugal é socialista!», diz o Professor Iturra.


Raúl Iturra é Professor Catedrático do ISCTE, hoje Instituto Universitário de Lisboa – IUL, Professeur Invitée du Collège de France, do Laboratoire d'Anthropologie Social, Professor Visitante da Universidade de Santiago de Compostela, da Universidade Bolivariana, do Chile. As suas duas filhas deram-lhe quatro netos: dois Holandeses e dois Britânicos. Escrever, é o seu maior divertimento, bem como investigar as etnias e aldeias de vários Continentes, para fazer psicanálise, estudar o pensamento da Infância e o dos seus pais, in situ.

Para Sempre Tricinco - Allende e eu


O livro que começaremos a publicar amanhã às 15 horas tem a seguinte estrutura
Introdução.

Capítulo 1-Allende nas minhas terras.
Capítulo 2-Campo de concentração.
Capítulo 3-De volta à Inglaterra.
Capítulo 4-O exílio e as suas lutas.
Capítulo 5-Perda da família.
Capítulo 6-Lembranças do passado: organização de sindicatos.
Capítulo 7-Tricinco no Portugal de hoje e no Chile de ontem.


Para Sempre Tricinco - Allende e eu



__________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário