terça-feira, 16 de novembro de 2010

No Brasil, o Ministério da Agricultura é desautorizado por multinacional dos Estados Unidos

O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento do Brasil editou uma interessante cartilha, ilustrada por, Ziraldo, um artista muito conhecido no País. A cartilha elucidava os cidadãos sobre a certificação de produtos orgânicos, uma informação útil na defesa dos consumidores e, sobretudo, prevenindo-os contra a ingestão de produtos transgénicos.


No entanto, a Monsanto, uma multinacional norte-americana do sector alimentar, sediada na cidade de Saint Louis, no Estado do Missouri, interpôs um liminar de mandado de segurança (previdência cautelar) impedindo a publicação e distribuição da cartilha.


A Monsanto é especializada no desenvolvimento de produtos transgénicos, ou seja, produtos naturais geneticamente manipulados e modificados. Não se sabe que consequências pode ter a ingestão desses produtos, nem os eventuais danos à saúde que eles podem causar. Percebe-se o interesse da Monsanto em impedir a publicação da cartilha. O que já custa mais a perceber é como uma empresa estrangeira num estado soberano tem poder para impedir um departamento governamental de esclarecer, como é seu direito e dever, os cidadãos numa matéria importante e sensível como a da Saúde.


Estamos publicar todos os dias uma página da cartilha. Será que a Monsanto nos vai querer impedir?



Às 16 horas, mais uma página!
__________________________________________________________ 

Sem comentários:

Enviar um comentário