domingo, 7 de novembro de 2010

Evento - um jogo muito sério

O nosso colaborador Sílvio Castro que, aqui nos lançou o repto de revelarmos quais os dez livros do Século XX que mais nos tinham impressionado, lança-nos um outro desafio – Evento. Diz. «Trata-se de um jogo, sério, muito sério, que os amigos do Estrolabio de todos os Países de Expressão Portuguesa poderão enviar, exaltando um evento de uma das Literaturas dos 9 Países de Expressão Portuguesa. O conceito de evento é o mais amplo possível: pode referir-se a uma data, a uma obra, a um episódio, a um movimento etc, etc.»


E, dando o exemplo, envia-nos já três textos - um relacionado com a literatura brasileira, outro com a portuguesa, um terceiro com a angolana. Publicamos já amanhã o que se refere á literatura brasileira.


Portanto, a ideia é – colaboradores e leitores mandarem-nos textos que exaltem um evento relativo a uma das nove literaturas de língua portuguesa. Pode repetir-se literaturas já referidas. Por exemplo, quem entender que o evento mais relevante para a literatura brasileira não foi o apontado por Sílvio Castro, deve fazer um texto sobre o «seu» evento.

3 comentários:

  1. Mais uma ideia muito desafiadora. Venham os exemplos do Sílvio Castro para nos ajudarem a perceber melhor o que ele propõe.

    ResponderEliminar
  2. Boa ideia, Augusta, seguimos quem sabe disto.Eu desta vou colaborar.

    ResponderEliminar
  3. A ideia é simples: cada um de nós, escolhendo aquele que consideramos ser um momento-chave de uma das nove literaturas de língua portuguesa, discorremos sobre esse evento, dizendo a razão porque o consideramos o mais importante. Cada um pode escrever nove textos e até mais - pode depois de ter escrito sobre o evento principal da literatura são-tomense ou moçambicana, vir dizer - "afinal, pensando melhor, houve outro evento determinante nesta literatura..." O jogo só termina quando não houver depoimentos.

    ResponderEliminar