sábado, 20 de novembro de 2010

Sempre Galiza! – coordenação de Pedro Godinho: Síntese do reintegracionismo contemporâneo (13), por Carlos Durão


Síntese do reintegracionismo contemporâneo (13)
   por Carlos Durão

(continuação)

A AGAL realizou vários congressos internacionais, o primeiro em Ourense, em setembro de 1984: I Congresso Internacional da Língua Galego-Portuguesa na Galiza. A presidência de honra estava integrada por Ricardo Carvalho Calero, Ernesto Guerra da Cal, Manuel Rodrigues Lapa, Óscar Lopes, Leodegário A. de Azevedo Filho e Celso Ferreira da Cunha.  Entre as pessoalidades não galegas que contribuíram figuravam Salvato Trigo e Luciana Stegagno Picchio.  Também Sílvio Elia, Mª Helena Mira Mateus e Pires Laranjeira. O oficialismo tentou impedir a realização do evento, dirigindo-se ao Presidente da Câmara de Ourense, mas sem consegui-lo.  Contudo, em certa altura X. Alonso Montero conseguiu entrar na sala e falar com Stegagno Picchio. A seguir, ela fez a sua intervenção num bom português padrão, mas iniciou-a com umas palavras propositadamente “em galego”, melhor dito: em português acastrapado, com muitos -ción, thetacismo, etc., e ainda se permitiu fazer algumas referências pouco nobres às ideias linguísticas de Carvalho Calero (que não estava presente).  Coincidência?

Nas Conclusões, “O Congresso reafirma que as duas formas do galego e do português constituem um mesmo sistema lingüístico, umha mesma língua” (“Conclusons”, I Congresso Internacional da Língua Galego-Portuguesa na Galiza, Actas, p. 815, AGAL, 1986). O II Congresso Internacional da Língua Galego-Portuguesa na Galiza teve lugar em Compostela, em setembro de 1987. A presidência de honra estava integrada por Ricardo Carvalho Calero, Ernesto Guerra da Cal, Manuel Rodrigues Lapa, Óscar Lopes, Leodegário A. de Azevedo Filho, Celso F. da Cunha, Sílvio Elia, Joan Coromines, Fernando Cristóvão, Gladstone Chaves de Melo e Jenaro Marinhas, com comunicações de E. Coseriu, Fátima Mendonça, J.L. Álvarez Enparantza (Txillardegi), J.Mª Sánchez Carrión (Txepetx), Luciana Stegagno Picchio e José Saramago. Atas publicadas no 1989.

O III Congresso Internacional da Língua Galego-Portuguesa na Galiza teve lugar em Vigo e Ourense, em setembro-outubro de 1990, em homenagem a Carvalho Calero. A presidência de honra estava integrada por Sílvio Elia, Gladstone Chaves de Melo, Leodegário A. de Azevedo Filho, Jenaro Marinhas e José G. Herculano de Carvalho. Participaram, entre outros, Eugenio Coseriu, J.Mª Sánchez Carrión (Txepetx), Américo Lindeza Diogo e Beatriz Weigert. Atas publicadas no 1993.

O IV Congresso Internacional da Língua Galego-Portuguesa na Galiza realizou-se em Vigo em outubro-novembro de 1993. Teve contributos, entre outros, de Stegagno Picchio, Evanildo Bechara, Sílvio Elia, Leodegário A. de Azevedo Filho, Gladstone Chaves de Melo, e E. Coseriu. Atas publicadas no 1996.

O V Congresso Internacional da Língua Galego-Portuguesa na Galiza realizou-se em Vigo em novembro de 1996. Participaram, entre outros, Eugenio Coseriu, Sílvio Elia e E. Bechara. Atas não editadas, mas com referências na revista Agália, no 47, 1996, pp. 371-376.

(continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário