O Socialismo em Portugal 1850-1900
César Oliveira
Afrontamento, 1973
O volume, agora dado a lume é, essencialmente, a tese de licenciatura que o autor apresentou à Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Um trabalho com tal objectivo impôs, desde o seu começo. certos limites que determinariam alguns aspectos do trabalho e dos quais se tem clara consciência.
Para primeira tentativa de síntese do socialismo oitocentista português, este volume está longe de poder constituir obra exaustiva e definitiva. Como se explica com maior pormenor na introdução, este estudo aponta sobretudo para caminhos e pistas a explorar e hipóteses de trabalho a verificar. Por entendermos não haver ainda condições que permitam sínteses suficientemente fundamentadas, pensamos que fosse necessário um primeiro desbravar, do terreno da investigação; daí a abordagem do tema sofrer destes limites.
__________________
A Sociedade e a Economia Portuguesas nas Origens do Salazarismo
Fernando Medeiros
A Regra do Jogo, 1978
A ordem a que obedece a exposição não traduz convenientemente esse vai e vem constante, e difícil será fazê-lo num calão de historiadores sociólogos que não soube inspirar-se nas técnicas mais arejadas do romance. No entanto, o método a que obedeceu a investigação consistiu em procurar estabelecer as séries mais ou menos longas das repercussões em cadeia que cada acontecimento significativo provocava e, ao mesmo tempo que se evidenciavam esses encadeamentos, em isolar os seus efeitos em retrocesso nas diversas áreas do social.
É a análise estrutural que aparece no primeiro plano da primeira parte, o que não vai sem alguns riscos de fastídio para o leitor. Apesar disso a abertura sobre os dados da formação económica portuguesa, que se encontravam por sintetizar, constituía uma etapa indispensável para o entendimento dos capítulos seguintes…
__________________
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário