quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Natal - bela época sem açucar

Luis Moreira

Faltar o açucar nas prateleiras dos supermercados é no mínimo estranho, então com as rabanadas aí à porta e não terem o cuidado de aprovisionar o suficiente? E a seguir falta a aletria, o arroz, o bacalhau? Ou não há açucar nos mercados internacionais? Ou as nossas fábricas de beterraba estão em greve? Ou acabou a beterraba? Ah, pois, as fábricas e o cultivo da beterraba foram "trocadas" por uns "fundos europeus a fundo perdido..."

Há aqui algo de muito estranho, será que é o ínicio da falta de muitas mais coisas, já que importamos quase tudo o que consumimos, já não conseguimos importar por ser necessário dinheiro "à frente" e não temos dinheiro nem quem no-lo empreste? Os empréstimos que o Estado e os bancos têm conseguido obter são para colmatar falhas de tesouraria, é dinheiro para pagar as coisas do dia a dia, importações, vencimentos...

Entretanto, vamos sabendo que a Polícia Judiciária não tem nem papel para tirar fotocópias, outros serviços há que não pagam a água e a luz e o Ministro da Defesa, foi-se aos saldos que restavam das unidades a seu governo e rapou tudo ( indignação escrita de um oficial superior na reserva, os militares na reserva dizem o que os que estão no activo não podem dizer).

O Ministro das Finanças foi para a China com o objectivo de convencer os nossos amigos Chineses a comprarem a nossa dívida, ora se estivéssemos sem problemas de dinheiro e sem problemas credíticios, haveria por aqui quem nos emprestasse o dinheiro ,afinal os que sempre emprestaram.

Parece que nos últimos tempos só o BCE é que ainda nos emprestava dinheiro, mas
com a Grécia a arrear e a entregar-se nas mãos dos Alemães e agora a Irlanda a dar-se por vencida, será que os nossos parceiros estão a enviar sinais para os nossos estadistas que é tempo de deixarem andar a armar ao "pingarelho"?

Eu bem sei que esta é a situação do "medo" impera a insegurança, vemos índicios onde só haverá coincidências, mas estamos em Dezembro, o orçamento está rapado, pagou-se o 14º mês, a tesouraria está debaixo de uma grande pressão...

Talvez o Pai Natal...

Sem comentários:

Enviar um comentário