Raúl Iturra
Raramente as pessoas utilizam o telefone para falar. Especialmente por causa do incremento sem aviso do imposto sobre cada telefonema. O executivo usou o dia 13 de Maio para aumentar preços e taxas, estava cá Ratzinger, Papa Bento XVI dos Católicos, andavam todos a correr para receber uma bênção ou procurar um milagre, desses típicos de Fátima, uma fantasia que mantém ao povo calmo e reservado. Especialmente porque uma hierarquia desse tamanho, como bem sabemos, é a agência dos pecados, obediências e desobediências dos seres humanos que o ouvem. Há a célebre frase de Georg Friedrcih Hegel no seu texto citado páginas antes neste sítio de debate: Filosofia do Direito, 1920, Triers, Prússia, que o seu discípulo Kart Marx não se cansava de rebater, quer mo seu livro de 1843: Crítica a Filosofia do Direito de Hegel, e analisa com minúcia e profundidade no seu panfleto intitulado Manifesto Comunista, redigido como sabemos pela sua mulher, a Baronesa socialista Johanna von Westphalen, ou Jenny Marx, ou como os seus biógrafos a designam, Jenny la Rouge, como se intitula a biografia de Heins Friederick Peters, 1986, Allen & Winnin Londres. Acrescenta, como a biografia do pai escrita por Eleanor Marx-Avelling, que sem Jenny nunca teria existido Marx.
É o que falamos os adultos e o que nós usamos para estudar crianças, como fez Marx, usando o método dialéctico nos seus livros sobre a Teoria da Mais - valia de 1862, 1º volume, e 1863, o segundo.
Sobre crianças, Kart e Jenny pensam, debatem, amam imenso e as estudam, como mais tarde faria George Devereux na etnia Mohave dos USA. E nó, em Portugal, como está referido ao pé de cada ensaio.
São ensaios escritos após trabalho de campo com crianças e ensinados na minha universidade. Esquecemos, com Carlos Loures, esse 26% dos telefonemas, e acabou em, por enquanto, estes quatro textos de etnopsicologia, que com prazer entrego ao público. *
__
*Estrolábio iniciará amanhã a publicação desta série de textos do Professor Raúl Iturra
sábado, 15 de maio de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Maravilha, prof. temos tempo e desejo de ler!
ResponderEliminar