O nosso amigo e colaborador Josep Anton Vidal enviou-nos há momentos esta mensagem:
Mis felicitaciones por el éxito de Estrolabio. Por este lado de la península andamos revolucionados por el ataque de la España más reaccionariamente nacionalista y troglodita, personificada en los jueces del Tribunal Constitucional -claramente inconstitucional-, que han decidido actuar como Grandes Inquisidores de la idea de España. No sé si la prensa portuguesa habrá dicho algo al respecto, pero te adjunto algunos artículos e imágenes de La Vanguardia de hoy, en PDF, sobre la manifestación multitudinaria de ayer en Barcelona como afirmación de dignidad nacional bajo el lema "Som una nació. Nosaltres decidim".(”Somos uma nação” e “Nós decidimos”).
Mostramos algumas imagens da grande manifestação realizada ontem em Barcelona. Um milhão e cem mil pessoas pelas ruas e praças da capital da Catalunha, segundo dados da Polícia Urbana.
Catalunha - o adeus a Espanha?
domingo, 11 de julho de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Fantástico poste!
ResponderEliminarComo habitual seguidor da TVE24 e Internacional, para saber o que se passa num mundo que a nossa imprensa passa pouco, tenho acompanhado a discussão sobre o Estatuto da Catalunha. Grandiosa resposta da Nação Catalã. Catalunha é Catalunha.
ResponderEliminarClaro que sim. O estado espanhol necessita da Catalunha - será que a Catalunha necessita de um estado centralista que secundariza a sua cultura, a sua história, o seu idioma?
ResponderEliminarDentro de pouco mais de duas horas, veremos jogadores catalães tentando que a equipa do estado que oprime a Catalunha seja campeã do mundo. Quem precisa de quem?
Visito a actual Espanha sempre com paixão e conheço-a de Norte a Sul. Tenho amigos castelhanos que vivem em Madrid, tenho familiares a viver em Vélez de Málaga, uns aqui nascidos, portanto andaluzes, os pais oriundos de Roca de la Sierra,na província de Badajoz,pertencente à Comunidade da Extremadura.
ResponderEliminarBarcelona é uma das minhas cidades, para além de Lisboa, Rio de Janeiro, Praga, Londres, Paris,Istambul, S. Petersburgo, Moscovo, etc. A Catalunha é uma das Comunidades que em Espanha mais me encanta, como me encanta o País Basco.
Não sei tomar partido nesta questão da independência e, como escrevi no caso de Cuba, compete aos catalães decidir o que para eles é mais importante, aceitando eu a decisão final, mesmo que essa seja a independência e que esta não seja conseguida com actos terroristas.
Sinto-me sobretudo europeu e espero que, venham ou não as Comunidades espanholas a conseguir a independência, os seus povos se sintam como eu: europeus!
Conheço a Catalunha e, em particular Barcelona. Estive lá no tempo do franquismo quando o catalão era proibido. Conheci escritores catalães. Voltei várias vezes a Barcelona. Aqui, as televisões estão caladas e os jornais deram hoje notícias curtas. Talvez fosse bom escreveres um esclarecimente sobre o que o Tribunal Constitucional decidiu quando à língua catalã na constiituição da Catalunha.
ResponderEliminarA pessoa indicada para fazer esse esclarecimento, seria o Josep Anton Vidal que, como catalão catalanista, está a viver o problema. Já lhe pedi uma análise a essa questão tão importante, para a Catalunha e para as demais nações integradas no estado espanhol. Reconhecendo a existência de Espanha, eu diria que esta questão é importante para a própria Espanha. Se ele não tiver tempo, tentarei nos próximos dias organizar uma exposição sucinta sobre o tema.
ResponderEliminar