quarta-feira, 14 de julho de 2010

República nos livros de ontem nos livros de hoje - 65 e 66 (José Brandão)

História da República

Carlos Ferrão

Editorial Século, 1960

A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA. EM 5 DE OUTUBRO DE 1910 foi um acontecimento de decisiva importância na história de Portugal. Com ele se iniciou, na vida e na evolução do povo português, uma época nova, assinalada por episódios relevantes. Meio século decorrido sobre esse acontecimento, é possível avaliar a sua significação, na perspectiva do tempo, e medir as suas profundas consequências. As gerações, que surgiram depois dele, nem sempre puderam fazê-lo com a indispensável atenção e o interesse que merece, o que não impediu que o regime então implantado se consolidasse e criasse raízes indestrutíveis na alma e na consciência dos homens da nossa época.

Uma larga campanha de doutrinação e esclarecimento, realizada na Imprensa, em reuniões públicas, no Parlamento, nas escolas, mo convívio dos cidadãos, preparou a mudança das instituições políticas... (do texto introdutório)
_________________________


História da República

5 Volumes

Raúl Rêgo

Círculo de Leitores, 1986

 História da República Portuguesa que agora nos oferece representa decerto um enorme labor de pesquisa, de investigação original e de interpretação, mas não pode também deixar de reflectir essa vivência profunda do homem que toda a vida amou entranhadamente a liberdade e foi obrigado, décadas a fio, a viver em ditadura, animado tão-só pelo exemplo honrado dos homens da Primeira República, eles também, na sua esmagadora maioria, fiéis até ao fim aos seus ideais patrióticos de liberdade e de justiça social.

Mário Soares

Presidente da República


______________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário