sábado, 28 de agosto de 2010

República nos livros de ontem nos livros de hoje - 125 e 126 (José Brandão)

Obra Política de Raul Proença

4 Volumes

Raul Proença

Seara Nova, 1972

A profissão que escolhera condizia com as predilecções do seu espírito. Não permitia que o distraíssem mais que alguns minutos da tarefa quotidiana. Das onze às cinco, eram horas de labor pleno, intenso, ganhando, com o dobro ou o triplo do trabalho normal, as centenas de escudos dum ordenado exíguo. As regras de catalogação por ele elaboradas, julgaram-nas uma obra-prima alguns bibliotecários norte-americanos.

Saindo da Biblioteca, descia rapidamente o Chiado, seguia para casa, num bairro distante e tranquilo. Começava então a magnífica vida interior – as leituras, as meditações e as suas intervenções cívicas na turbulenta vida nacional. A sua personalidade desdobrava-se, em múltiplos aspectos. No mesmo número da Seara falava de Deus e de Cunha Leal. Em todos os escritos, havia a mesma pureza de intenções.

______________________________________



O Operariado e a Primeira República (1910-1924)


César Oliveira


Publicações Alfa, 1990

Este volume é constituído por um conjunto diverso de textos, publicados entre 1971 e 1982, sobre o movimento operário e sindical português. Não foi sem hesitações várias que aceitámos responder positivamente às solicitações do editor e do responsável por esta iniciativa, o Dr. António Reis. Na verdade, se tivesse de elaborar hoje os textos que aqui se incluem, ou pelo menos a sua esmagadora maioria, certamente eles não seriam totalmente idênticos aos que escrevi entre as datas acima referidas. Com excepção do texto relativo à «Formação dos conflitos e clivagens no interior do movimento operário e sindical» publicado em 1982 num volume intitulado O Movimento Sindical Português: A Primeira Cisão, todos os textos foram publicados antes de 25 de Abril de 1974 …

__________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário