quinta-feira, 16 de setembro de 2010

To be continued - Vamos escrever uma blogonovela?

Carlos Loures

Há entre os 34 colaboradores do Estrolabio, uma meia-dúzia a quem falei do projecto de, seguindo o exemplo de Eça de Queirós e de Ramalho Ortigão em O Mistério da Estrada de Sintra, escrevermos uma novela a sete mãos. A minha ideia era a de, formando uma equipa de sete bloguistas e assumindo cada um dos sete um dia da semana, irmos escrevendo uma novela sem plano prévio, com algumas regras, mas em roda livre.

Uma blogonovela, digamos.

Ontem, ao ler o El País deparei com a notícia de que, com o apoio de várias instituições, incluindo editoras, e entidades culturais, vai ser lançada em Janeiro de 2011, uma iniciativa semelhante à que tinha pensado. Um escritor de língua castelhana, autor consagrado, escreverá o primeiro capítulo e a proposta que se faz aos internautas é que escrevam um segundo capítulo. De todas as versões recebidas será escolhida uma por via dupla – por um lado os votos recebidos e a decisão do editor, escolherá o texto que melhor qualidade e coerência ficcional apresente. Escolhido o segundo capítulo o editor explicará as grandes linhas que devem orientar a continuação. E escolher-se-á o terceiro. E assim sucessivamente.

O projecto é designado por To be continued –“ irá continuar” ou “continuará”; entre nós usa-se Continua. Como está prevista a intervenção de grandes escritores espera-se que o resultado seja um livro de grande qualidade. Estes grandes escritores, interromperão o sistema de votação, os seus capítulos serão introduzidos sem ser votados e serão garantes da qualidade final da obra. É uma iniciativa de Teaserland que num concurso anterior teve 750 000 visitas à página web Teaserland.com

A ideia é criar um forum de pessoas viciadas na literatura digital, segundo o responsável pela iniciativa, acrescentando que o processo desencadeado por esta iniciativa pode vir a criar uma activa e participativa comunidade literária virtual. Naturalmente que nós vamos avançar com um projecto diferente, adequado à nossa dimensão, mas que em certos aspectos coincide com o da Teaserland.

Vamos mesmo basear-nos na experiência do Eça e do Ramalho. Evitando pregar as partidas que eles pregavam um ao outro, como o de deixar um cavalheiro, altas horas da noite, na estrada Sintra com um martelo no bolso. Vamos pensar um regulamento, publicando-o em breve.

A nossa blogonovela vai dar que falar.

21 comentários:

  1. eu gostaria muito de ser aceite nesse projecto

    ResponderEliminar
  2. Todos os colaboradores que se oferecerem serão aceites. Se forem menos de sete a rotação não será semanal; se foram mais de sete, formam-se duas equipas e escrevemos dois romances. Antes de começarmos, será publicado um regulamento muito simples, mas indispensável.

    ResponderEliminar
  3. Portanto, já somos três - para já, faltam quatro.

    ResponderEliminar
  4. Eu, também. A minha glândula já está por tudo. Até já me transformaram num livro do Vargas Llosa.

    ResponderEliminar
  5. Faltam três (dois, porque um companheiro nosso, aderiu, mas não o disse aqui).

    ResponderEliminar
  6. Boa Augusta!Boa Ethel,!Boa Clara! grande equipa, se conseguíssemos convencer a Carla e a Eva era uma equipa feminina fabulosa.

    ResponderEliminar
  7. Também alinho. Vou-me ver à rasca com o tempo, mas não costumo desdenhar desafios.

    ResponderEliminar
  8. Obrigado, Adão. Se não me engano, foi a ti que há um ano ou mais, ainda no Aventar, falei pela primeira vez no projecto da blogonovela. Contando com o João Machado, que não disse aqui, mas me manifestou o desejo de aderir, já estamos seis. Falta um. Mas as inscrições não fecham - se for caso disso, organizaremos duas equipas. Ninguém baterá com o nariz nesta porta.

    ResponderEliminar
  9. A Manuela Degerine pede-me para comunicar que adere ao projecto. Parece-me que vamos ter de fazer duas equipas.

    ResponderEliminar
  10. Eu adiro, claro. Qual vai ser o título da nossa blogonovela? Ou será ainda prematuro pensar nisso?

    ResponderEliminar
  11. É prematuro João. Quando leres o regulamento verás porquê. mas já recebi outra excelente confirmação. Vamos ver se a própria o anuncia aqui em comentário. E durante o fim-de-semana, espero que haja mais. Vão ser duas blogonovelas e não uma.

    ResponderEliminar
  12. E lá venho eu, acabadinho de chegar. Adiro pois....
    Com a falta de tempo, espero não levar água pela barba... :o)

    ResponderEliminar
  13. Boa Adão! Boa Zé! Grande equipa,boa João!

    ResponderEliminar
  14. Ninguém fica à porta - claro que chegas a tempo. Ainda vão chegar mais. Bem-vinda ao projecto, Carla.

    ResponderEliminar
  15. A amizade torna difícil dar nega ao Carlos (Loures) pelo que lhe respondi que sim à mensagem de convite.
    Acrescentei que, a haver mais de sete, talvez fosse mais interessante e divertido manter na mesma uma só equipa, mesmo originando um maior intervalo na rotação.

    ResponderEliminar
  16. Obrigado pela adesão Pedro. Mais do que sete é muita gente. Em Espanha estão a trabalhar apenas com quatro. Sete já tem muita gente. O nosso objectivo tem de ser o de vir a publicar o livro (podemos não conseguir, mas a ideia à partida deve ser essa). O livro, além de bem escrito, tem de contar uma história coerente.
    Com base nas experiências existentes, emitiremos um pequeno regulamento. Mas toda a gente terá oportunidade de dar a sua opinião.

    ResponderEliminar
  17. Boa Carla!Boa Pedro!grande equipa!Vamos publicar em livro.O Loures orienta a parte editorial, eu fico com a parte financeira. ( sou o Luisinho sobrinho do Tio Patinhas...)

    ResponderEliminar
  18. Hoje tornamos a bater o recorde de leituras 1255!Estamos em "estado de graça".Leitores de todo o país e de lá de fora.

    ResponderEliminar