terça-feira, 10 de agosto de 2010

Catalunha independente - como reagiria a União Europeia?

Esta semana, estamos a dedicar este espaço à Catalunha. Espaço que normalmente ocupamos com questões peninsulares - a restituição de Olivença, território roubado pelo estado espanhol a Portugal, a reabilitação da língua e da cultura galegas, e com o que se prende com a história e a cultura catalãs. Ontem ouvimos Josep Lluís Carod-Rovira, dirigente da ERC, responder a perguntas sobre uma eventual independência da Catalunha.

No mesmo sentido está construído este trabalho da TV3 - ""Adéu, Espanya?". Compara a realidade da Groenlândia, da Escócia e do Quebeque com a da Catalunha, deixando no ar a pergunta - " a independência/secessão é democrática?" e outras questões - seriam economicamente viáveis estes novos estados? Como reagiria a União Europeia?



4 comentários:

  1. António Gomes Marques10 de agosto de 2010 às 13:59

    Oh, Carlos! A UE faria como fez no Kosovo, seguiria o que aos americanos interessasse. Claro que a Espanha não reconheceu o Kosovo, não pelas boas razões, mas por tal reconhecimento implicar concordância com a independência do País Basco, da Catalunha, da Galiza.
    Falamos da mediocridade dos políticos portugueses (e nem sequer elimino destes alguns dos meus amigos, companheiros de grandes lutas, conquistados entretanto pelo aparelho partidário), mas esquecemo-nos da mediocridade que governa a Europa (as excepções são tão poucas que nem vale a pena citá-las). Basta ver o papel que hoje desempenha na Europa essa notável criatura que dá pelo nome de José Manuel Durão Barroso! (Porreiro,pá!)

    ResponderEliminar
  2. A Catalunha é diferente do Kosovo e a maneira de fazer política dos catalães é também diferente. Os catalães analisam a situação friamente. A Sardana, a dança nacional, é feita através de uma meticulosa contagem dos passos. Diz-se que os judeus, em fuga de Castela, ao pararem em Barcelona e ao verem os catalães a dançar, terão dito. "Vamos embora. Estes gajos até a dançar fazem contas... isto não é sítio para nós!" A Catalunha tira proveito da integração no estado espanhol, onde tem um mercado enorme para os seus produtos. Agora, os catalães acham que Espanha lhes está a cortar as asas - para eles chegou a altura da separação. Oxalá consigam, mas é preciso contar com a arrogância castelhana, aliás, evidente em algumas intervenções do vídeo. Não vai ser pacífico.

    ResponderEliminar
  3. António Gomes Marques10 de agosto de 2010 às 22:43

    Eu não disse que a Catalunha é como o Kosovo, o que eu disse e digo é que a UE teria o mesmo comportamento, ou seja, seguiria os EUA no reconhecimento ou não de uma independência de uma das autonomias de Espanha.
    Mas reconheço que tu, Carlos, tocaste num dos problemas, quando dizes que a Catalunha tira proveito do actual estatuto e, claro, a independência não interessa enquanto assim for, embora tenhamos de fazer justiça àqueles catalães que querem essa independência mesmo que alguns, poucos, tirem também proveito dessa integração. São os puristas, mas em número insuficiente para levarem à independência. Mas, como tu também dizes, que para eles chegou a altura da separação será por começarem a ver vantagens nisso, começam a verificar que há outros mercados para os seus produtos.
    Pois que seja, mas a decisão é a eles que compete, por muito que nós gostássemos ou não de uma ou outra das soluções. Eu continuo na minha: decidam, sem actos terroristas que normalmente apenas atingem os inocentes, e que, no final, se considerem tão europeus quanto eu. Não me compete a mim dizer o que devem os catalães fazer, prefira eu uma solução ou outra.

    ResponderEliminar
  4. Dizem os velhos independentistas nas ruas de Barcelona, produzimos 80% do PIB espanhol e que Madrid nos rouba!Será? Agora que a força centrífuga de Bruxelas se faz sentir isso é evidente

    ResponderEliminar