sábado, 18 de dezembro de 2010

Estatismo não é socialismo.

Luis Moreira
Criar uma oligarquia que domina o aparelho de Estado, a Administração Pública, as empresas públicas, uma parte importante do sistema financeiro (CGD, BCP,BNP,BPP), as empresas do regime onde estão colocados os seus homens de mão, e accionar ciclos de grandes obras públicas de dez em dez anos não tem nada de socialismo. É estatismo!

Limitar e condicionar a opinião pública com o controlo da Comunicação Social, através de favores como dar prioridade às campanhas de publicidade em determinado orgão em detrimento dos que não vergam a cerviz, ter um mar de gente que depende do estado, do vencimento fixo, das carreiras, enquanto a sociedade civil, as empresas privadas e os dois milhões de pobres e os desempregados, não entram nas contas, não é socialismo.É estatismo!

Ter um país onde se agravou o fosso entre ricos e pobres, onde a relação entre o ordenado mínimo e os vencimentos e mordomias praticados no sector público e nas empresas públicas, é a maior da Europa; onde os gestores das empresas públicas, incluindo o governador do Banco de Portugal ganham mais que o Presidente do Banco Central dos US e mais que os congéneres de países europeus muito mais ricos; onde o Estado faz tudo mas não regula os mercados ; onde não tem mão na Justiça que só serve a quem tem dinheiro; não é socialismo. É estatismo!

Um estado imenso e prepotente que leva o país a uma situação de profunda desigualdade, onde não há oportunidades iguais, que se verga à força do dinheiro e do número de pessoas que compõem as corporações (dão muitos votos) não é um estado a caminhar para o socialismo. É estatismo, no seu pior!

Porque terei eu de estar preocupado com qualquer outro governo que aí venha, sendo resultado de eleições democráticas?

2 comentários:

  1. É pá! Vem aí um governo que não quer a massa do Estado?
    (O que se vê é os Liberais a pedinchar na Torneira do contribuinte)

    Mas está bem...

    Deixem passar
    Essa linda brincadeira
    Que a gente vai bailar
    Pr`a gentinha da Torneira

    Lá lai lá lá... vai bailar
    Pr`a gentinha da Torneira.

    ResponderEliminar
  2. O que eu pergunto é. Qual é a diferença?O bailinho é o que está à vista.Tenho que defender "isto" como seja socialismo?

    ResponderEliminar