quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O Estado Social - é esta a verdade...

Luis Moreira


«….61 por cento dos 2,2 mil milhões de euros [de ajudas aprovadas em 2009 pelo Governo para combater os efeitos da crise internacional em Portugal], foram para a banca, 36 por cento para as empresas e um por cento para o apoio ao emprego.»(público)
É, natural, que os bancos apresentem rios de lucros e que os trabalhadores constituam um mar de desempregados, o Estado Social está aí fotografado com números que não mentem. O Estado Social que muitos dizem defender, o mesmo Estado Social Robin dos Bosques ao contrário que rouba aos pobres para dar aos ricos.


O Estado Social que nacionalizou os prejuízos e que o povo agora paga com mais impostos, que retirou subsídios aos mais pobres é o tal Estado socialista que todos devemos defender( segundo as corporações e alguns bem intencionados). Em qualquer parte do mundo a comunicação social faria desta notícia uma indignação geral, levaria a população a perguntar como é isto possível, os responsáveis pelos atropelos, roubos, off shores e que levaram a economia a esta situação, iriam para a cadeia, aqui, pelo contrário recebem o nosso dinheiro. Mas as manifestações de implosão social começam a aparecer, com a destruição das cabines de cobrança nas autoestradas, os roubos cada vez mais frequentes e violentos...


O Tribunal de Contas publica relatórios que mostram bem como são verdades o que nos conta, um conselheiro jubilado, Carlos Moreno, em recente livro, (Como é gasto o nosso dinheiro) onde desmonta as fraudes cometidas com as parcerias público privadas, os concursos públicos feitos à medida...


Ana Gomes , eurodeputada pelo PS diz que o negócio dos submarinos é uma fraude de nível europeu e faz queixa ao tribunal das Comunidades. Ela sabe bem que aqui não vale a pena e nós começamos a perceber porque a Justiça não funciona, é lenta e cara e nunca chega a lado nenhum.

Como podem ler, linkando, o Tribunal de Contas aponta várias irregularidades e previsões completamente afastadas da realidade, na política bem conhecida de dar um panorama cor de rosa que, obviamente, não se concretizou.


É este o Estado Social a que chegamos e que ,segundo alguns, devemos defender!







3 comentários:

  1. apetece-me deixar as palavras não minhas
    «Hoje em dia, os políticos têm de resolver problemas difíceis e, ao mesmo tempo, tentar satisfazer os eleitorado. Esse equilíbrio não é fácil.»

    Como não se podem salvar os ricos e os pobres... vai-se dando a mão, as mãos e ... os dinheiros aos ricos para... não ficarem menos ricos (digo eu). Os outros, os pobres continuam na sua pobreza mas... nunca esquecidos. Serão sempre acarinhados por gestos de nobreza

    ResponderEliminar
  2. Há um mínimo de sensatez, de equilibrio, de justiça. Tudo isso se perdeu com este estatismo sem controlo, quero, posso e mando, mas manda sempre segundo os interesses dos poderosos. Nos países nórdicos (Suécia, Dinamarca, Noruega...) não se houve falar em estados corruptos e em fraudes.Nem em crise!

    ResponderEliminar
  3. cá para mim nos países nórdicos seguem outra religião... há um Estado e não dois dentro de cada País.

    ResponderEliminar